O que significa ser Padre?
Poderíamos neste momento recorrer a diversos escritos sobre os Padres, mas vamos tecer o que a coletividade pensa sobre o Padre nos dias de hoje. Por mais que as críticas tenham se acentuado Padre é sinônimo de bondade, amor ao conhecimento e sobretudo o reflexo de Deus na terra. É algo muito sério! Quantas pessoas alimentam a fé cotidianamente devido ao exercício sacerdotal? Inúmeras. Muitas paróquias representam o que de melhor existe atualmente de forma institucional. O povo ainda não perdeu por completo a esperança na Igreja Católica e nos Padres. Se fala muito atualmente em protagonismo laical, mas é uma realidade muito distante pra quem tem uma vida demasiadamente sofrida. O ser Padre é tão envolvente que pelas palavras proferidas em homílias e tratamento diário pode-se medir a personalidade do Padre. Se és feliz é caridoso, amigo, sensato, sereno e justo. Se infeliz ou pensativo sobre seu estado vocacional quase sempre está zangado e constantemente falando em dinheiro. É o que pensam os paroquianos e quase sempre nos revelam isso. Ser Padre não pode adentrar ao mero aspecto profissional. É profundo amor a Deus e aos seres humanos. É um legislador!
O que significa ser Padre? É o lado bom da vida em um mundo dilacerado pela discórdia e concorrência exacerbada. O que nos faz lembrar dos Padres? A bondade. O amparo. A lealdade e o não querer nada em troca! Estudar em um bom colégio e em meio às elites socioeconômica e material é algo muito delicado. O fato de um Padre chegar e dizer-te: você já lanchou hoje? Qual livro está faltando em seu acervo? O que posso realmente fazer por você? Isso marca. Isso faz crê que Deus atua através dos seus servos! Mas isso era na década de 70,80 e 90? Hoje quando um Padre se aproxima muitos ficam com medo? Medo de ter que “vender a sua dignidade”? E inúmeros outros medos que por mais que não expressem terminam sendo “falados extra paroquial”. Quantos “segredos” “escondem” atualmente as sacristias? O que está acontecendo no aspecto formativo? Muitos relatam isso e até mesmo indagam: isso nunca aconteceu com você? Simplesmente respondemos dizendo que a nossa visão sobre os Padres são as melhores!
O que significa ser Padre? Antigamente um atributo a mais em todas as famílias de posses. Toda família que se prezava tinha um Padre, um Juiz e um Médico. Nos dias atuais tudo se inverteu? Um intelectual, um homem bem formado e principalmente se tiver posses materiais dificilmente conseguirá ser Padre (por mais que tenha vocação), o chamado de Deus não é mais levado em conta. Preferem atualmente os simples materialmente, e simples de tal forma que passem a ser dependentes dos bônus que advém da santa Mãe Igreja. Não toleram e muito menos aceitam pessoas com uma visão caritativa e de santidade. Os mais quistos são os que organizam festas e encontros peculiares. Tudo passou a ser considerado normal. Quando certos paroquianos os encontram na noitada pelo Brasil afora ou até mesmo no exterior não se assustam mais com nada! Viagens passaram a ser frequentes e não somente em períodos de férias e anuais. Enquanto isso os paroquianos padecem e são vistos como meros “contribuintes”!
A vocação sacerdotal é um chamado especial de Deus para servir a Igreja e a humanidade. Envolve um compromisso profundo com a fé, o serviço e o amor! Eis uma frase que reflete a essência e a beleza da vocação sacerdotal: “O sacerdócio é o amor do coração de Jesus.” – São João Maria Vianney. O Padre tem, teve e terá sempre seu valor!
Por Josenildo Melo
Share this content:
Publicar comentário