Moda e beleza se unem: redes apostam em linhas completas de cuidados
As principais redes de moda brasileiras, como Renner, C&A e Riachuelo, estão apostando cada vez mais na expansão de suas linhas de cuidados com a pele, maquiagem e bem-estar. Essa estratégia busca fidelizar o público e aumentar a frequência de compras, aproveitando a crescente integração entre moda e beleza.
Segurança no mercado de beleza impulsiona crescimento
Segundo Rodrigo Catani, sócio-diretor da Gouvêa Consulting, o segmento de cosméticos apresenta maior frequência de compra em comparação às roupas, pois produtos como hidratantes duram poucas semanas e tendem a gerar nova compra rapidamente. “As consumidoras voltam às lojas ao gostar de um produto, o que garante uma recorrência maior”, explica.
Além disso, o comportamento das consumidoras mais jovens, adeptas de marcas de luxo e de influenciadoras digitais, tem contribuído para essa movimentação. “Elas não têm mais preconceito e estão dispostas a experimentar novidades, inclusive de marcas nacionais”, acrescenta o especialista.
Renner lidera segmento de beleza com a linha Alchemia
A Renner foi uma das pioneiras nesse movimento, com a marca Alchemia, que já conta com mais de 300 produtos abrangendo maquiagem, cuidados corporais, skin care, acessórios de beleza e até itens de home care. Segundo Vinicius Cunha, diretor de Produto da Renner, a marca lidera em faturamento dentro do segmento de beleza da rede, superando marcas de luxo e fragrâncias.
Presente em mais de 450 lojas no Brasil, Uruguai e Argentina, além de canais online, a Alchemia deve dobrar seu faturamento até o fim de 2027, conforme projeções da própria Renner. A estratégia de expansão e renovação de espaços contribui para o crescimento acelerado da categoria de beleza da rede.
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Integração moda e bem-estar reforça tendência
Além do crescimento das linhas de cuidados, o mercado de beleza vem se consolidando como um grande diferencial para o varejo de moda. Segundo Catani, essa aproximação visa também à resiliência do setor, uma vez que cosméticos, ao contrário das roupas, não sofrem sazonalidade de preços. “O mundo da moda começa a entender que criar experiências sensoriais na loja faz sentido e garantir esse diferencial é estratégico para manter os clientes engajados”, afirma.
A Zárea da estética também se moderniza, com foco na naturalidade e ingredientes de formulações inovadoras. “As empresas vêm criando linhas que atendem às exigências do consumidor mais consciente, que busca produtos veganos, cruelty free, e livres de componentes prejudiciais”, comenta Elisa Santos Bressan, gerente de produto da be.U, marca da Riachuelo.
Perspectivas de expansão internacional e inovação
Embora essa estratégia esteja mais consolidada em mercados como Zara e H&M no exterior, no Brasil ela ganha força com a entrada de marcas nativas e a proximidade entre moda, beleza e wellness. A marca bel@za, da C&A, lançada em 2023, exemplifica essa nova abordagem de oferecer produtos de beleza, moda e acessórios em um único espaço, respondendo à demanda por praticidade e conveniência.
“As clientes querem encontrar tudo em um só lugar, tudo que precisa para se expressar de forma prática e completa”, reforça Aluma Gogola, gerente de beleza na C&A. Atualmente, a linha inclui produtos veganos, de alta multifuncionalidade, e com foco na sustentabilidade.
Com esse cenário, o setor de beleza promete continuar bastante dinâmico nos próximos anos, impulsionado pela inovação, diversidade de produtos e transformação do comportamento do consumidor.
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Com informações do Jornal Diário do Povo
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