Ministro André Mendonça abre a III Conferência Diálogos com o Futuro no TCE-PI
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, participou nesta segunda-feira (28) da abertura da III Conferência Diálogos com o Futuro, evento que marca o aniversário de 126 anos do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). O evento aconteceu no auditório da Corte de Contas e contou com a participa??o dos ministros do Tribunal de Contas da União, Antônio Anastasia e Jorge Oliveira, que v?o proferir a conferência magna do primeiro dia. O secretário de Fazenda, Emílio Júnior, representou o governador Rafael Fonteles no evento.
“Eu tenho observado a gestão do governo do Estado e é preciso reconhecer que tem sido feito um trabalho muito relevante em termos de boa governança, com um avanço na área educacional. Ou seja, o estado do Piauí tem inovado e trazido inovações a partir dos senhores e senhoras para todo o país”, destaca o ministro André Mendonça.
De acordo com André Mendonça, personalidades piauienses têm se destacado nacionalmente.
“O Piauí tem produzido grande valores pro nosso país. Recentemente, o ministro Brandão. Um pouco mais atrás o ministro Kássio Nunes Marques. Em São Paulo, Dr. Tiago, do Tribunal de Contas de São Paulo, conselheiro Maxwell”, frisa.
O presidente do TCE-PI, Kennedy Barros, destacou as parcerias firmadas com diversos órgãos no Estado.
“Não é à toa que o Tribunal e o controle externo está sempre participando desses atos que outrora não se via, tipo: resíduos sólidos. Remos parceria com o Ministério Público do Estado. Tem uma boa notícia que no dia 31 de dezembro nós conseguiremos chegar a tão sonhada de lixão zero no Piauí”, destaca.
Kennedy Barros comentou sobre os desafios de municípios de manter os repasses da Previdência Social em dia.
“Com relação à Previdência Social, nós temos regimes próprios. Em certa oportunidade em seminário, cheguei a dizer que se fosse deputado federal ou senador, comporia uma lei obrigando todos municípios, de início, até 15 mil habitantes com obrigatoriedade ir para plano nacional, porque envolve famílias, problema fiscal variado e não são fáceis. Basta ver os desafios da Previdência ao longo dos anos. Nos anos 80, quem contribuía para aposentar, não pagava mais”, completa.
Diversas autoridades estão confirmadas como painelistas: o presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Edilberto Pontes, entre outros.
Nesta terça-feira (29), último dia de evento, a programação será iniciada com o painel “Estado de derecho y gobernaza global”, que será ministrado pelo professor Nicolás Rodríguez García, da Universidade de Salamanca (Espanha).
O último painel da III Conferência Diálogos com o Futuro terá o tema “Derecho fundamnetal al buen gobierno”, apresentado pela professora Belén Lozano García, também da Universidade de Salamanca (Espanha).

Orlando Dias
Share this content:
Publicar comentário