Microsoft aposta em influenciadores para impulsionar o Copilot
A Microsoft está tentando ganhar espaço entre os consumidores jovens ao recrutar influenciadores populares nos Estados Unidos para divulgar o Copilot, seu assistente de inteligência artificial. A estratégia busca aumentar a popularidade do chatbot, que atualmente possui 150 milhões de usuários ativos mensais, diante dos 800 milhões do ChatGPT, da OpenAI, e dos 650 milhões do Gemini, do Google, segundo dados recentes.
Campanha com influenciadores reforça estratégia de marketing do Copilot
Para reforçar a presença na mídia social, a Microsoft trabalhou com personalidades como Alix Earle, que tem 12,6 milhões de seguidores no Instagram e TikTok, e que recentemente publicou um vídeo em que mostra a integração do Copilot em sua rotina. Ela usou o chatbot para criar looks inspirados nos anos 1970 e 1980 para a Semana de Moda de Nova York, recebendo elogios de seus seguidores, com comentários como “Copilot é o melhor”.
Segundo Yusuf Mehdi, diretor de marketing para o consumidor na Microsoft, a estratégia tem se mostrado eficaz. “Temos obtido melhores resultados com influenciadores do que com a mídia tradicional”, afirmou Mehdi em entrevista, sem revelar números exatos. A iniciativa faz parte do esforço da empresa para conquistar o público com menos de 30 anos, considerado mais resistente ao avanço de marcas tradicionais de tecnologia.
Novo recurso e experiências de usuários
Recentemente, o Copilot recebeu uma atualização que permite navegar na web junto com o usuário, além de testes com avatares animados que representam o assistente em conversas. Essas novidades visam tornar a interação mais natural e envolvente, aumentando o apelo do produto.
Além do posicionamento entre consumidores, a Microsoft aposta na influência digital através de parcerias com estrelas das redes sociais. Alix Earle, por exemplo, gerou milhões de visualizações ao postar vídeos usando o Copilot, chamando a ferramenta de “meu mentor e terapeuta”.
Impacto e desafios na competição pelo mercado de IA
Especialistas avaliam que a campanha de influência é uma tentativa de reduzir a diferença entre o uso do Copilot e o popular ChatGPT. Jason Wong, analista da Gartner, comentou que, atualmente, “seria muito difícil para a Microsoft superar o ChatGPT entre os consumidores”, mas acredita que os testes com influenciadores podem ser uma estratégia eficaz em médio prazo.
Marcando sua presença no universo digital, a Microsoft também recrutou influenciadores que não atuam diretamente na tecnologia, como Brigette e Danielle Pheloung, que usam as redes para falar sobre moda e beleza, incentivando seguidores a experimentar o assistente de IA em tarefas criativas. Essas ações reforçam a campanha de que o Copilot é um companheiro acessível e útil em diversas áreas da vida.
O sucesso desta estratégia também se reflete na quantidade de visualizações: vídeos com o Copilot geraram milhões de acessos no TikTok e Instagram, embora o impacto exato na adesão ao produto ainda seja difícil de medir. A expectativa é de que, nos próximos meses, a Microsoft avalie a eficácia de influenciadores de IA específicos para fortalecer sua presença no mercado de assistentes virtuais.
Com a crescente popularidade das redes sociais como ferramenta de marketing, a disputa por usuários de IA deve se intensificar, e a Microsoft parece apostar nessa abordagem para fugir do tradicional e conquistar o público mais jovem.
Para saber mais detalhes sobre a campanha da Microsoft, acesse a reportagem completa no Site do O GLOBO.
Com informações do Jornal Diário do Povo
Share this content:










Publicar comentário