Senador, Marcelo Castro, relator da reforma eleitoral durante coletiva. Foto Lula Marques/ Agência Brasil

Marcelo Castro diz que o novo código eleitoral deverá ser votado no dia 5 de junho

O senador Marcelo Castro (MDB), relator do projeto de lei complementar (PLP) 112/2021, afirmou novo código eleitoral, proposto para unificar resoluções e mudanças eleitorais em um único texto, deverá ser votado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

A ideia é que o texto seja aprovado na manhã do dia 5 de junho pela CCJ, e no turno da tarde o documento seja levado para sessão deliberadita do Plenário no mesmo dia.

De acordo com o senador piauiense, o texto deverá ser discutido também com outras autoridades e instâncias da sociedade, para que dessa forma tomadas de decisões sobre o texto final possa ser apresentados em um documento embasado tanto de forma jurídica como eleitoral.

“Vamos convidar as maiores autoridades do país no assunto para fazer um amplo debate. Chamar a sociedade para debater esse tema que julgamos muito importante para a administração pública no Brasil. Depois da sessão de debates, vamos encaminhar um cronograma e tomar a decisão que julgarmos mais adequada para nosso arcabouço jurídico e eleitoral”, disse Marcelo Castro.

Entre as mudanças, o senador destaca que o texto propõe algumas alterações na legislação eleitoral, como o fim da reeleição para prefeitos, governadores e presidentes da República; o mandado de cinco anos para todos os cargos eletivos (exceto senadores, que tiram dez anos); e a coincidência de eleições gerais e municipais. As mudanças precisariam ser aprovadas por meio de uma proposta de emenda à Constituição (PEC).

O novo código regulamenta também questões como prestação de contas, crimes eleitorais, doações, limites de gastos, campanha partidária, pesquisas eleitorais e entre outras mudanças.

talvez você goste