O TRE-GO (Tribunal Regional Eleitoral de Goiás) decidiu tornar o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), inelegível por 8 anos por abuso de poder político. Também determinou a inelegibilidade pelo mesmo período e a cassação do registro do prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), e da vice-prefeita eleita, Cláudia da Silva Lira, a coronel Cláudia (Avante).
A Justiça Eleitoral entendeu que Caiado teria favorecido Mabel e coronel Cláudia, candidatos que tiveram seu apoio, durante a eleição municipal deste ano ao promover jantares no Palácio das Esmeraldas, sede do governo. Dentre os convidados, estariam vereadores eleitos por Goiânia, suplentes e líderes políticos, segundo os autos do processo.
A determinação de 1º grau foi proferida pela juíza Maria Umbelina Zorzetti e ainda cabe recurso. Portanto, como não tem execução imediata, Caiado continuará no cargo por ora e Mabel poderá ser diplomado.
Segundo Zorzetti, “não há como negar a reprovabilidade da conduta do investigado Ronaldo Caiado ao realizar eventos dentro do Palácio das Esmeraldas para buscar apoio ao seu candidato nas Eleições de 2024”.
O QUE ACONTECEU
Os jantares teriam ocorrido em 7 e 9 de outubro, logo depois do 1º turno da eleição. A juíza afirma na decisão que não se pode “esquecer” da importância das pessoas que participaram dos eventos, “já que foram vencedoras em suas eleições para o cargo de vereador” e, portanto, teriam prestígio junto aos eleitores.
“[…] na avaliação do aspecto qualitativo não há como negar a reprovabilidade da conduta do investigado Ronaldo Caiado ao realizar eventos dentro do Palácio das Esmeraldas para buscar apoio ao seu candidato nas Eleições de 2024″, diz o documento.
Constam nos autos gravações transcritas do que seriam falas de Caiado. Segundo o documento, em dado momento, o governador teria afirmado:
“Vocês não estão aqui como pessoa física não, vocês estão aqui como líderes que vocês são e vocês colocaram seus nomes para disputar uma eleição municipal! Então se vista desta credencial e volte com muita humildade: ‘Olha, agradecer o voto. Não fui eleito, mas você pode saber que eu continuarei na luta política porque eu ao ter o Sandro Mabel lá na prefeitura, eu tenho acesso para resolver os problemas da minha região e ele vai resolver porque tem o apoio do governador Ronaldo Caiado’, apoio incondicional meu. E que vou estar na minha campanha, ao lado dele, em tempo integral”.
Da Redação