A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) registrou 4.822 novas empresas abertas no mês de janeiro deste ano. Com o resultado, o estado atingiu um recorde e se tornando o mês com o maior número de aberturas na história
Segundo a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, os números refletem a imagem positiva que o estado vem conquistando entre investidores externos, além da segurança que os empresários sentem ao investir na região.
“Houve um crescimento considerável entre as empresas como resultante do trabalho que o governador Rafael Fonteles tem feito de levar o nome do Piauí, mostrando para o investidor que o estado é um lugar para se investir, até porque aqui é um celeiro de investimentos. Os investidores estão descobrindo o potencial imenso do nosso estado”, explica a gestora.
Em 2024, a Jucepi alcançou o marco de Junta Comercial mais rápida do Brasil, com um tempo médio de registro de 45 minutos. O impacto dessa agilidade pode ser observado no crescimento expressivo das empresas. Apenas em janeiro de 2025, foram abertas 1.115 empresas pelo Portal Gov.PI Empresas, além de outras 3.667 formalizadas pelo Portal do Empreendedor.
No total, houve um aumento de 80,40% em relação a janeiro do ano passado, quando foram registrados 2.673 novos negócios no Piauí.
Ainda de acordo com Alzenir Porto, um exemplo desse crescimento é a instalação de grandes redes de supermercados na capital, impulsionada pelo aquecimento da demanda de consumo.
“Estamos vendo hoje grandes redes vindo para cá e sempre lotadas”, comenta a presidente da Jucepi.
Da Redação