Joe Biden e Kamala Harris - Foto: Reprodução

Joe Biden desiste de reeleição e anuncia apoio a Kamala Harris

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo (21) que não irá concorrer à reeleição, em disputa contra o ex-presidente Donald Trump.

Anúncio da desistência foi feito em carta publicada nas redes sociais. “Por enquanto, quero expressar minha mais profunda gratidão a todos aqueles que trabalharam tão fortemente para me ver reeleito”, afirma trecho do documento.

Leia carta de desistência na íntegra
“Ofereço meu apoio para Kamala ser a indicada pelo nosso partido neste ano”, disse Biden. Minutos após a publicação da carta nas redes sociais, o presidente publicou uma foto sinalizando apoio à sua vice, que também tinha sido citada na carta. “É hora de nos unirmos para combater Trump”, afirmou.

Nomeamos a primeira mulher afro-americana para a Suprema Corte. E aprovamos a legislação climática mais significativa da história do mundo. Os Estados Unidos nunca estiveram tão bem posicionados para liderar como estamos hoje.

Sei que nada disso poderia ter sido feito sem vocês, o povo americano. Juntos, superamos uma pandemia que só existia uma vez no século e a pior crise econômica desde a Grande Depressão. Protegemos e preservamos nossa democracia. E revitalizamos e fortalecemos nossas alianças em todo o mundo.

Foi a maior honra da minha vida servir como seu Presidente. E, embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que seja do interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre exclusivamente no cumprimento de minhas obrigações como presidente pelo restante do meu mandato.
Falarei com a Nação ao longo desta semana com mais detalhes sobre minha decisão.

Por enquanto, gostaria de expressar minha profunda gratidão a todos aqueles que trabalharam arduamente para que eu fosse reeleito. Quero agradecer à vice-presidente Kamala Harris por ser uma parceira extraordinária em todo esse trabalho. E permitam-me expressar minha sincera gratidão ao povo americano pela fé e confiança que depositaram em mim.

Acredito hoje no que sempre acreditei: que não há nada que os Estados Unidos não possam fazer – quando fazemos isso juntos. Só precisamos nos lembrar de que somos os Estados Unidos da América.

Trump diz que Biden ‘nunca esteve apto’
Donald Trump falou sobre a desistência de Biden em seu perfil na Truth Social. “O corrupto Joe Biden não estava apto para concorrer à Presidência e certamente não está apto para servir – e nunca esteve!”, escreveu.
O republicano acrescentou que o democrata “só alcançou o cargo de presidente por meio de mentiras”.

“Todos aqueles ao seu redor, incluindo o seu médico e a mídia, sabiam que ele não era capaz de ser presidente, e ele não era”, destacou.

E agora, veja o que ele fez ao nosso país, com milhões de pessoas atravessando a nossa fronteira, totalmente sem controle, muitos provenientes de prisões, instituições psiquiátricas e um número recorde de terroristas. Sofreremos muito devido ao seu governo, mas remediaremos muito rapidamente os danos que ele causou.
Donald Trump, candidato republicano à Presidência dos EUA

Pressão para desistência
Desempenho de Biden em debate da CNN acendeu um alerta no Partido Democrata. Com a voz rouca, uma gagueira persistente e frases confusas, o presidente deixou uma imagem oposta à mostrada pelo rival, que adotou um tom claro e enérgico no evento realizado em junho. Desde então, vários democratas têm demonstrado preocupação e sugerido que Biden abandone a disputa.

Com informações da Reuters

talvez você goste