Em tradução que qualquer um é capaz de entender significa O coador de café está todo furado? É o que em outras palavras quer dizer a capa da Revista Oeste desta próxima semana. Conto do Vigário eis a capa da edição de número 225, capa assinada pelo brilhante Jornalista Sílvio Navarro. E ainda tem gente que assiste, escuta ou ler a imprensa estatizada. Qual o sentido da intelectualidade? Senso crítico aguçado. Quem gosta de ser “lagarta de folha” são os acomodados e que pensam apenas nesta vida. Estes o dinheiro compra até as suas almas. Se é que ainda as possuem. Você sabe o que significa a expressão o conto do vigário? De acordo com Paulo Varella uma das versões mais consolidadas do conto do vigário fala de uma história que aconteceu no século XVIII na cidade de Ouro Preto entre duas paróquias: a de Pilar e a da Conceição que queriam a mesma imagem de Nossa Senhora. Um dos vigários propôs que amarrassem a santa no burro ali presente e o colocasse entre as duas igrejas. A igreja que o burro tomasse direção ficaria com a santa. Acontece que, o burro era do vigário da igreja de Pilar e o burro se direcionou para lá deixando o vigário vigarista com a imagem.
Outro fato interessante aconteceu no século XIX em Portugal quando alguns malandros chegavam às cidades remotas e se apresentavam como emissários do vigário. Diziam que tinham uma grande quantia de dinheiro numa mala que estava bem pesada e que precisaria guardá-la para continuar viajando. Diziam que como garantia era necessário que lhes dessem alguma quantia em dinheiro para viajarem tranqüilos e assim conseguiam tirar dinheiro dos portugueses facilmente. Dessa forma, até hoje somos vítimas dos contos dos vigários que andam por aí, por isso a dica é tomar muito cuidado com ajudas e ganhos, para que não caia num Conto do Vigário. Qual então a etimologia da palavra vigário? Advinha de onde surgiu? Vigário é o religioso católico que é autorizado a exercer as funções de outro prelado em determinado local e período de tempo. Há vários tipos de vigários: Vigário-geral é o sacerdote a quem o bispo diocesano delega o próprio poder executivo para os atos administrativos em toda a diocese, com eventual excepção dos reservados por ele ou pelo direito. Em todas as dioceses deve haver um vigário-geral ou, porventura, mais que um (475-481; etc.) Vigário paroquial, é o sacerdote que o bispo diocesano nomeia para coadjuvar um pároco no exercício do seu ministério pastoral. A área da sua competência pode ser restringida ou ampliada a várias paróquias. No caso do pároco faltar, o v.p. (ou o mais velho, se for mais que um) assume as suas funções até solução (545-552; 541).
Meu amigo e o coador de café está todo furado? Significa que se costura de um lado e outros continuam “vazando”. Não tem “remendos” que der jeito. A única solução é atacar o ex presidente e seguir semanalmente com cortinas de fumaça. Donald Trump será eleito presidente dos Estados Unidos da América e o temor começa a virar desespero. Sabem que o fim do reinado está próximo. E agora sem retorno. A única esperança se chama Rafael Tajra Fonteles, mas o partidão não dar valor ao nordeste. Falam grosso contra o Sul e o Sudeste apenas nos bastidores. Barco afundando de fato!
Por Josenildo Melo