Ataque do Irã a Israel - Foto: Amir Cohen/Reuters

Irã lança mísseis contra Israel que promete resposta; veja vídeo

O Irã iniciou um ataque contra Israel no começo da noite desta terça-feira (1º), horas após os Estados Unidos alertarem que a ofensiva era iminente. Ao menos cem mísseis foram lançados contra o Estado judeu em resposta aos ataques contra o Hezbollah no sul do Líbano, segundo a imprensa local.

Do portão de Jaffa, na Cidade Velha, várias explosões no céu de Jerusalém, algo não muito comum ao longo da guerra. Meia hora depois, novos estrondos foram ouvidos, e pessoas correram pelas ruas. Eram mísseis interceptados pelo sistema de defesa antiaérea de Israel, o Domo de Ferro.

Houve relatos semelhantes em várias partes do país. Explosões foram ouvidas também no vale do rio Jordão, e jornalistas da agência de notícias Reuters viram mísseis sendo interceptados no espaço aéreo da vizinha Jordânia. Mais cedo, o Exército havia anunciado que qualquer ataque do Irã provavelmente seria generalizado e instruiu os moradores a se abrigarem em salas seguras em caso de ataque.

Cerca de uma hora após o início da represália, Israel disse que o ataque havia acabado e que já era possível deixar os abrigos. Segundo uma autoridade local, o espaço aéreo será reaberto na próxima hora após ser fechado brevemente devido aos lançamentos.

Logo depois do ataque, a Guarda Revolucionária iraniana disse que dará uma resposta “mais esmagadora e arrasadora” caso Israel responda. “Se o regime sionista reagir às operações iranianas, enfrentará ataques devastadores”, afirmou o Exército de elite do Irã em um comunicado divulgado pela agência de notícias Fars.

O porta-voz principal das Forças de Defesa de Israel, almirante Daniel Hagari, por sua vez, disse que Israel vai retaliar. “Estamos em alerta máximo na defesa e na ofensiva, protegeremos os cidadãos de Israel. Este ataque terá consequências. Temos planos e agiremos no tempo e no lugar que escolhermos”, afirmou em uma transmissão.

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou a “ampliação do conflito no Oriente Médio, com escalada após escalada”. “Isso precisa parar. Precisamos absolutamente de um cessar-fogo,” disse ele em um comunicado.

Já a Ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, afirmou que condena o ataque “nos termos mais fortes possíveis”. “Advertimos urgentemente o Irã sobre essa perigosa escalada. O Irã deve parar o ataque imediatamente. Está levando a região ainda mais à beira do abismo”, disse ela no X.

O presidente dos EUA, Joe Biden, também falou sobre o assunto na rede social X após uma reunião realizada com a vice-presidente e candidata democrata, Kamala Harris, e a equipe de segurança nacional da Casa Branca. “Discutimos como os EUA estão preparados para ajudar Israel a se defender contra esses ataques e proteger funcionários americanos na região”, afirmou.

Israel diz que Irã vai pagar alto preço por ataque a mísseis
O porta-voz das Forças Armadas de Israel, o contra-almirante Daniel Hagari, afirmou que o ataque com mais de 200 mísseis lançado pelo Irã na noite desta terça-feira (tarde no Brasil) “terá consequências”. Pouco antes, um alto oficial já havia prometido que o Irã pagaria “um preço alto” pelos lançamentos, que ocorreram horas após as primeiras informações sobre preparativos de um ataque de Teerã surgirem entre aliados.

— Estamos em alerta máximo na defesa e na ofensiva, protegeremos os cidadãos de Israel — afirmou Hagari, acrescentando: — Este disparo [de mísseis] terá consequências. Temos planos e agiremos na hora e no local que escolhermos.

talvez você goste