Inscrições do CNU 2025 encerram nesta segunda-feira; candidatos relatam problemas técnicos
As inscrições para a segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025) se encerram nesta segunda-feira, 21 de julho, às 23h59, mesmo com relatos de candidatos que enfrentaram dificuldades ao tentar se inscrever pelo site da banca FGV. O Ministério da Gestão e Inovação confirmou que não haverá reabertura do prazo, permanecendo o sistema aberto apenas para impressão do boleto de pagamento pelos inscritos.
Termina hoje o prazo para pagamento da inscrição do CNU 2025
Segundo o ministério, aproximadamente 180 mil candidatos realizaram suas inscrições até o fim do prazo, com 20 mil inscritos nas últimas 15 minutos. Para quem conseguiu se inscrever, é imprescindível pagar a taxa de R$ 70 até às 23h59 do dia de hoje, caso contrário, perderá o direito de participar do concurso.
Aqueles que tiveram problemas para concluir a inscrição e não conseguiram efetuar o pagamento ou buscaram isenção até o dia 8 deste mês cobram uma solução por parte da organização. No entanto, a comissão organizadora reforçou que o sistema continuará disponível apenas para geração de boletos e pagamento, sem possibilidade de reabertura do sistema de inscrições.
Orientações para pagamento e inscrição
Para pagar a taxa de inscrição, o candidato deve utilizar a Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada após a confirmação do requerimento de inscrição no site oficial do concurso (https://conhecimento.fgv.br/cpnu2). Os pagamentos podem ser feitos por Pix, cartão de crédito ou boleto, exclusivamente pelo Banco do Brasil, evitando-se transferências por TED, DOC ou depósitos em conta.
A plataforma orienta que os candidatos evitem deixar o pagamento para o último minuto, recomendando atenção ao funcionamento de bancos e às regras de pagamento via Internet Banking.
Detalhes do concurso e próximas etapas
Este ano, o concurso oferece 3.652 vagas em 32 órgãos públicos federais, com salários que alcançam R$ 16.400. As provas serão realizadas em duas etapas: a primeira, de questões objetivas, em 5 de outubro; e, para os aprovados nesta fase, a prova discursiva, prevista para 7 de dezembro. A divulgação da primeira lista de classificação está marcada para 30 de janeiro de 2026.
Além das vagas para cargos de nível superior, o CNU 2025 inclui oportunidades de nível médio, especialmente no bloco 8 (Saúde) e no bloco 9 (Regulação). Os candidatos podem optar por diferentes cargos dentro de um mesmo bloco ao realizar a inscrição, de acordo com suas preferências profissionais e formação.
Organização e critérios de seleção
O concurso mantém o formato de blocos temáticos, onde os candidatos podem indicar suas preferências, que serão consideradas na classificação. Para este certame, há reserva de vagas de acordo com a legislação de cotas: 65% para ampla concorrência, 25% para candidatos negros, 3% indígenas, 2% quilombolas e 5% para pessoas com deficiência.
Para mais informações, os candidatos podem consultar dicas de estudo (Como estudar para garantir a aprovação? Veja dicas) e entender as mudanças nas regras de cotas e provas (O que muda para mulheres e cotistas no CNU 2025?).
Para conferir o passo a passo do pagamento, acesse o link oficial do edital: https://conhecimento.fgv.br/cpnu2.
Fonte: O Globo
Com informações do Jornal Diário do Povo
Share this content:
Publicar comentário