Ibovespa fecha acima de 155 mil pontos e renova recorde histórico
O Ibovespa encerrou nesta segunda-feira (10) com alta de 0,77%, aos 155.257,31 pontos, registrando o 11º recorde consecutivo de fechamento e a 14ª sessão de ganhos. O avanço ocorre uma semana após a bolsa brasileira superar a marca de 150 mil pontos, refletindo otimismo tanto no cenário internacional quanto no nacional.
Fatores que impulsionaram o mercado brasileiro
Entre os principais motivos de otimismo, destacam-se a expectativa pelo encerramento da paralisação parcial do governo dos Estados Unidos. Desde outubro, a falta de acordo entre democratas e republicanos sobre o orçamento levou à suspensão de serviços federais e à interrupção na divulgação de indicadores econômicos importantes.
A situação começou a se modificar após o Senado dos EUA aprovar, no último fim de semana, um projeto para encerrar o shutdown, que agora aguarda votação na Câmara dos Deputados. Essa expectativa contribuiu para o bom desempenho do mercado internacional e, por tabela, do Ibovespa, que também se beneficiou da alta do petróleo no mercado internacional, favorecendo ações de empresas como Vale e Petrobras.
Desempenho das maiores companhias e movimentação financeira
Entre as ações que mais valorizaram nesta sessão, destacam-se Lojas Renner, com alta de 3,94%, seguida por Raízen, que avançou 3,57%, e Magazine Luiza, com 3,44%. Também tiveram bons resultados as participações da Localiza e da Raia Drogasil, que subiram 2,89% e 2,88%, respectivamente.
Por outro lado, algumas companhias tiveram queda nas ações. A Azul registrou uma perda de 2,05%, seguida por Suzano (-1,93%), Usiminas (-1,82%), Natura (-1,60%) e Rede D’Or, que caiu 1,33%.
Neste dia, foram negociados cerca de R$ 22,5 bilhões na bolsa, com o índice oscilando entre 154.058 pontos na mínima e 155.601 pontos na máxima histórica.
Cenário internacional e câmbio
O dólar comercial caiu 0,55%, encerrando o dia cotado a R$ 5,30, seu quarto recuo consecutivo frente ao real. Nos mercados de Nova York, o otimismo com o possível fim da paralisação nos EUA impulsionou os principais índices: o S&P 500 avançou 1,54%, o Nasdaq subiu 2,27% e o Dow Jones registrou alta de 0,81%.
Perspectivas futuras
Especialistas avaliam que a resolução parcial do impasse nos Estados Unidos pode continuar favorecendo o mercado brasileiro. A recuperação do Ibovespa, agora acima de 155 mil pontos, reforça a tendência de otimismo e expectativa de continuidade nos ganhos nas próximas semanas.
Para acompanhar futuras movimentações e análises sobre o mercado, acesse Fonte: IG Economia.
Com informações do Jornal Diário do Povo
Share this content:










Publicar comentário