Ibovespa bate recorde histórico ao superar 160 mil pontos pela primeira vez
Nesta terça-feira (2), o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), superou 160 mil pontos pela primeira vez na história, atingindo 160.472,50 pontos na máxima intradiária. O movimento reflete uma combinação de fatores econômicos positivos e fatores políticos que motivaram os investidores a impulsionar as ações brasileiras.
Desempenho e dinâmica do dia
Durante o período da manhã, o Ibovespa chegou a subir 1,17%, atingindo a marca histórica, mas por volta das 11h45, reduziu sua força, registrando alta de 0,73%, aos 159.771,98 pontos. À tarde, por volta das 15h, a Bolsa voltou a registrar alta, de 0,91%, fechando em 160.058 pontos. O dólar comercial, por sua vez, também operou em baixa, cotado a R$ 5,334, uma queda de 0,46% no mesmo horário, mantendo-se próximo ao valor de fechamento de R$ 5,33.
Fatores econômicos e expectativas do mercado
Segundo analistas, o desempenho positivo do índice está relacionado a dados econômicos divulgados nesta terça-feira pelo IBGE, que apontaram crescimento de 0,1% na produção industrial de outubro, após uma queda de 0,4% em setembro. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção caiu 0,5%. Essas cifras ficaram abaixo das expectativas do mercado, que previam alta de 0,4% na variação mensal e de 0,2% na base anual.
Esse cenário de desaceleração econômica reforça a percepção de que a taxa Selic está em patamar elevado, levando investidores a avaliarem a possibilidade de um corte na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), prevista para o início de 2026. Parte do mercado estima uma redução do juro-base já na primeira reunião do próximo ano.
Cenário político e movimentações internacionais
Na esfera política, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou um aumento gradual na taxação de casas de apostas e fintechs, como forma de elevar a arrecadação para o governo em 2026. Além disso, a conversa telefônica entre o presidente Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também movimentou os mercados. Segundo o Planalto, o diálogo foi bastante produtivo, abordando temas de cooperação comercial, econômica e combate ao crime organizado.
O impacto dessas questões políticas e internacionais ajudou a manter o entusiasmo dos investidores, contribuindo para o recorde do Ibovespa nesta terça-feira.
Impactos e perspectivas
Especialistas avaliam que a combinação de dados econômicos, cenário político e o otimismo com a possibilidade de redução da taxa de juros reforçam o potencial de continuidade da trajetória de alta do índice. Ainda assim, alertam para a necessidade de acompanhar futuras divulgações econômicas e movimentações políticas que possam influenciar o mercado.
Para mais detalhes, confira a matéria completa no Fonte original.
Com informações do Jornal Diário do Povo
Share this content:










Publicar comentário