Haddad garante ajuda do governo a São Paulo após derrota da MP do IOF

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (9/10) que o governo federal continuará apoiando o estado de São Paulo, mesmo após a Câmara dos Deputados ter retirado a pauta da MP do IOF, que caducou na última quarta-feira (8/10).

Haddad denuncia articulação contra interesses nacionais

Durante entrevista, Haddad criticou a postura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que, na sua avaliação, chegou a atuar em “detrimento dos interesses nacionais” para proteger interesses de setores específicos, como a Faria Lima.

“Mesmo com a notícia de que um governador do estado agiu, na minha opinião, em detrimento dos interesses nacionais para proteger a Faria Lima, nós não vamos prejudicar o estado de São Paulo”, afirmou Haddad, reforçando a disposição do governo em ajudar o estado.

Tratamento diferenciado ao longo do governo Lula

Haddad destacou que São Paulo nunca recebeu um tratamento semelhante ao que tem recebido atualmente por parte da gestão federal. Segundo ele, a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sempre foi de evitar discriminações por bandeiras partidárias.

Reação oficial e próximas ações

Após a derrota da MP do IOF, o governo anunciou que irá avaliar novas estratégias para aumentar a arrecadação. Lula afirmou que, na próxima semana, reunirá seus ministros para discutir medidas para compensar a queda de receita, incluindo propostas direcionadas ao setor financeiro, especialmente às fintechs, que vêm crescendo no país.

Repercussões no Congresso e na política

A votação, que levou à caducidade da MP, foi marcada por críticas de líderes do governo e do próprio Lula. A expectativa é de que, após o fim do período legislativo, novas tentativas de reposição de receitas fiscais sejam apresentadas no Congresso.

Leia também:

Com informações do Jornal Diário do Povo

Share this content:

Publicar comentário