Haddad deve deixar o Ministério da Fazenda em fevereiro e não planeja candidatura em 2026

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está se preparando para deixar o cargo em fevereiro, conforme relatos de pessoas próximas ao ministro. A decisão, aprovada pelo presidente Lula, marca uma possível transição para o fim do seu mandato, que vai até o fim de 2026.

Possível saída e motivações

Haddad teria conversado com Lula sobre a intenção de deixar a pasta da Fazenda, que seria oficializada ainda em fevereiro. A expectativa era que ele se candidatasse ao governo de São Paulo ou ao Senado pelo estado, mas o próprio ministro tem afirmado que não está nos seus planos disputar em 2026.

Segundo fontes, Haddad deseja focar no lançamento de um livro, que já está pronto, além de participar da coordenação da campanha de reeleição de Lula. Ele acredita que suas principais missões, como a reforma tributária e a aprovação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, foram cumpridas.

Sucessão na Fazenda

Com a saída de Haddad, o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Dário Duringan, deverá assumir o posto de ministro até o fim de 2026, de acordo com informações internas do governo. A transição deve ocorrer sem grandes turbulências, já que o foco é na continuidade das ações em andamento.

Posicionamento do ministro

Haddad tem reforçado que sua prioridade é consolidar ações fiscais e econômicas importantes, deixando espaço para outras lideranças do governo exercerem a condução da política econômica. Ele também destacou que não há planos de disputar cargos eletivos nas próximas eleições.

Segundo o G1, a medida deverá abrir espaço para novos nomes no comando da Fazenda, mantendo o foco na estabilidade econômica do país.

Com informações do Jornal Diário do Povo

Share this content:

Publicar comentário