Haddad chama governadores para firmar parcerias e combater tarifaço

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou nesta sexta-feira (1º/8) que o governo federal está disponível para colaborar com governadores que desejem estabelecer parcerias para fortalecer a indústria, o agro e os trabalhadores em todo o país.

Parceria sem ideologia para apoio estadual

Haddad destacou que a intenção do governo é somar esforços de forma altruísta, sem interesses políticos ou ideológicos. “Focamos no empresário, no trabalhador e no interesse nacional. Estamos completamente disponíveis”, afirmou o ministro aos jornalistas na entrada do Ministério da Fazenda.

Ele também informou que irá se reunir com o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), na tarde desta sexta, para discutir medidas de apoio ao estado nordestino. “Essas parcerias são muito importantes para fortalecer as ações de desenvolvimento regional”, ressaltou.

apoio à agricultura e indústria no Ceará

Segundo Haddad, o governador do Ceará busca apoio para a aquisição de produtos e gêneros alimentícios destinados à merenda escolar do estado. “Se outros governadores quiserem buscar parceria em Brasília para ajudar suas indústrias e áreas de agricultura, nosso compromisso é ajudar”, reforçou.

Medidas contra o tarifaço em elaboração

O ministro frisou que há medidas em fase final de elaboração que serão apresentadas ao presidente Lula. A equipe econômica está ajustando o plano de contingência contra o aumento das tarifas para que, a partir da próxima semana, sejam tomadas ações concretas de proteção à indústria e à agricultura nacionais.

Haddad explicou que os Ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento irão formalizar as propostas, que serão submetidas ao aval do presidente Lula, que decidirá sobre a necessidade ou não de implementação.

Brasil e retaliações comerciais

Ao ser questionado sobre possíveis retaliações aos Estados Unidos, Haddad afirmou que o governo brasileiro entende que há canais diplomáticos para defender os interesses nacionais. “Nunca usamos o termo retaliação”, concluiu.

A iniciativa demonstra a postura do governo de buscar soluções colaborativas e dialogadas para enfrentar o tarifaço, ao mesmo tempo que reforça a disposição de trabalhar em parceria com estados e setores produtivos.

Mais detalhes sobre as ações previstas podem ser acessados no site da Metropoles.

Com informações do Jornal Diário do Povo

Share this content:

Publicar comentário