Governo anuncia R$ 30 bilhões em crédito para setores afetados por tarifão dos EUA
O governo federal anunciou nesta quarta-feira (13) um pacote de apoio ao setor produtivo afetado pelo tarifão de 50% imposto pelo governo dos Estados Unidos. A iniciativa, chamada de MP Brasil Soberano, prevê a disponibilização de R$ 30 bilhões em crédito para auxiliar empresas prejudicadas pela medida tarifária.
Reações e declarações oficiais
Durante o anúncio no Palácio do Planalto, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Brasil está sendo sancionado “por ser mais democrático que o agressor”. Segundo ele, “uma situação inusitada, na qual um país que não persegue adversários, imprensa, universidades ou imigrantes, é submetido a uma retaliação injustificável”.
Haddad ressaltou ainda que o país enfrentará esse desafio “como já enfrentou outros, e superará”, apesar de críticas de setores radicalizados da sociedade brasileira. “Vamos lutar contra essa dificuldade que nos é imposta de fora, com a força de nossa resistência,” completou.
Prioridades do plano de apoio
De acordo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o pacote priorizará as pequenas e médias empresas, sobretudo aquelas envolvidas na exportação de alimentos perecíveis, como frutas, mel e produtos agrícolas em geral. “Vamos ajudar as pequenas empresas a manterem seu ritmo de exportação, especialmente aquelas que enviam seus produtos para os Estados Unidos”, afirmou Lula nesta terça-feira, em entrevista ao canal Band News.
O objetivo do programa é também preservar empregos e ampliar os mercados alternativos para os setores atingidos, protegendo os empregadores contra perdas e buscando novas possibilidades de inserção no mercado internacional.
Instrumentos de apoio e recursos utilizados
As ações de socorro virão por meio de crédito extraordinário ao Orçamento, uma ferramenta utilizada em situações emergenciais que estão fora do limite de gastos do arcabouço fiscal. Este mecanismo já foi empregado no ano passado para atender às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, por exemplo.
Perspectivas de recuperação e apoio
Segundo o governo, o apoio financeiro visa não só a manutenção dos empregos, mas também a criação de alternativas comerciais diante da sobretaxa imposta pelos Estados Unidos. “Vamos enviar aos países parceiros a lista das empresas afetadas para que elas possam buscar novos mercados”, afirmou uma fonte oficial.
A medida busca fortalecer o setor produtivo brasileiro diante de um cenário de retaliações econômicas, reforçando o compromisso do governo com a proteção das empresas nacionais frente às disputas comerciais internacionais.
Com informações do Jornal Diário do Povo
Share this content:
Publicar comentário