Magno Pires - Foto: Reprodução

Governador inaugura escritório da Investe Piauí na China

O Governador do Piauí, Rafael Fonteles, dando continuidade à sua extraordinária gestão à frente do Poder Executivo do Piauí, acaba de inaugurar o Escritório da Investe Piauí na segunda maior economia do Planeta e o País que detém a maior transação comercial com o Brasil, a China; Decisão esta extremamente necessária para fomentar, mais ainda, as transações comerciais, industriais, de serviços e de tecnologia, além de assegurar novos investimentos da China no Brasil.

A inauguração do Escritório da Investe Piauí no extremo oriente, reveste-se de enorme grandeza e empoderamento porque se trata de um País que mantém relações de negócio com quase todas as economias do planeta, inclusive os Estados Unidos.

Mais uma vez o Governador do Piauí, Rafael Fonteles, surpreende a opinião pública do Piauí e o eleitorado do Estado porque não ficou no Piauí, querendo justificar uma derrota eleitoral no Piauí, especialmente em Teresina, mas seguindo logo após o evento para uma nova viagem de exposição e exploração das riquezas e potencialidades do Piauí e as mostrando novamente ao planeta e aos empreendedores da China, deixando as consequências políticas da eleição para serem discutidas oportunamente ou depois dessa sua viagem à China.

Salve engano, esta é a Décima Quinta viagem internacional do Governador, porém, compreendo que deve realizar novas viagens porque em cada viagem dessa natureza são novos negócios que surgem e ajudam enormemente no aumento do PIB – Produto Interno Bruto do Estado, e auxiliar a retirar o Piauí do estado de pobreza crônica, com quase metade da população passando fome, além da criação permanente de emprego e renda, com forte melhoria do perfil econômico piauiense.

Esta nova e necessária viagem internacional do Governador do Estado tem uma conotação diferente das outras, embora todas com o mesmo objetivo, que é sensibilizar aos empreendedores estrangeiros a investirem no Piauí, porque o Chefe do Executivo piauiense estava acompanhado de 80 empresários do Estado que foram testemunhar o trabalho do Governador em todas as regiões e cidades vizinhas. E sendo acompanhado de 80 homens de negócio do Estado, estará provado à opinião pública de que as viagens representam um forte patrimônio de natureza comercial, industrial e de serviços, agrícola etc. etc. agregado à riqueza do Estado.

A China, reafirme-se, é o maior parceiro comercial do Piauí; inclusive, praticamente toda a soja produzida nos Cerrados, é exportada àquele País. E esta forte relação comercial do agronegócio ajudou, certamente, na instalação imprescindível do Escritório da Investe Piauí em Cantão, na China, na província de Xiamen, indo até Macau, Guane hou, e Seul na Coreia do Sul. E seguindo até a província de Fujian, e visitando o prefeito da cidade de Wu Bin.

Criticar as viagens internacionais do Chefe do Executivo estadual é uma insensatez; as críticas daqueles que querem um governador inerte, fixado em Teresina, no palácio de Karnak, atendendo políticos e lideranças, com pedido de emprego e outras demandas, que não podem ser atendidas porque os cofres públicos não suportam mais estas despesas.

Por conseguinte, para melhorar o perfil da economia do Estado e a consequente criação de emprego e renda, o Governador tem que perseverar com essas viagens, trazendo grupos nacionais e internacionais para investirem no Estado. Pois, do contrário, não deixará de ser um Estado-membro pobre e miserável, com a metade da população passando fome e privações de toda ordem.

MAGNO PIRES é Secretário Geral da Academia Piauiense de Letras-APL (o único batalhense eleito pelo seu colegiado, para exercer este cargo, na história do mais que centenária sodalício) e Diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAE-PI, Ex-Secretário de Administração do Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO, advogado da União (aposentado), professor, jornalista e ex-advogado da Cia. Antárctica Paulista (hoje AMBEV) por 32 anos consecutivos.

talvez você goste