GM lança Chevrolet Spark elétrico no Brasil com fabricação local

A General Motors anunciou a chegada do Chevrolet Spark elétrico ao mercado brasileiro, um movimento estratégico que reforça a sua presença na eletrificação do setor automotivo. O carro, que atualmente é vendido por R$ 159.900,00, será produzido no Brasil a partir do final deste ano, apoiando a estratégia de eletrificação da montadora no país.

Fábrica da Troller recebe produção do Chevrolet Spark

O Spark brasileiro será montado na antiga fábrica da Troller, em Horizonte, no Ceará, que foi adquirida pela Ford em 2007 e encerrou suas atividades em 2021. Inicialmente, a montadora importará os veículos em kits Semi Knocked Down (SKD) da China, onde o modelo é conhecido como “Baojun Yep Plus”.

De acordo com a GM, a expectativa é produzir cerca de 400 unidades do Spark por mês na unidade reativada, que agora opera sob o nome Polo Automotivo do Ceará, gerenciada pelo grupo brasileiro Comexport.

Avanço na estratégia de eletrificação da GM

Analistas destacam que a montagem local do Spark representa um avanço importante na estratégia da GM de aumentar sua relevância no mercado de veículos elétricos puros, atualmente dominado por marcas chinesas como BYD e GWM. A produção na fábrica brasileira simboliza um passo significativo no esforço da montadora de consolidar sua presença na eletrificação nacional.

“Essa iniciativa marca o primeiro movimento de industrialização de tecnologia elétrica sob a marca Chevrolet no Brasil”, afirmou a GM em comunicado, destacando a importância da cadeia de fornecedores local. Além disso, a iniciativa fortalece o ecossistema de mobilidade elétrica no país, que já conta com uma rede crescente de pontos de recarga, apesar de ainda apresentar desafios logísticos.

Controvérsias e críticas às políticas de importação

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) criticou a redução do imposto de importação de kits SKD e CKD, como os utilizados pela BYD, alegando que a medida prejudica a cadeia produtiva nacional. Segundo o presidente da entidade, Igor Calvet, a redução em grande escala prejudica a cadeia doméstica, que precisa de ajustes graduais para se fortalecer.

Em destaque, a GM esclareceu que não pediu a redução de tarifas e que a produção em escala baixa, como acontece inicialmente, faz parte do desenvolvimento tecnológico e da fase de implementação de novas tecnologias. “Quando se começa a produzir um veículo com novas tecnologias, a escala inicial é baixa e o conteúdo local ainda está em fase de desenvolvimento”, afirmou Calvet.

Perspectivas e impacto ambiental

Segundo especialistas, a produção do Chevrolet Spark no Brasil deve impulsionar a eletrificação e ampliar a oferta de veículos sustentáveis, contribuindo para a redução de emissões de gases de efeito estufa. A iniciativa também representa um movimento estratégico da GM para consolidar sua presença no segmento de eletrônicos puros, que tende a crescer nos próximos anos.

A nova unidade de produção reforça o compromisso da montadora com a inovação, ao mesmo tempo em que reforça o papel do Brasil na cadeia de tecnologia elétrica. A expectativa é que a produção local permita maior competitividade e preços mais acessíveis para o consumidor brasileiro, impulsionando a adoção de veículos elétricos no país.

Para mais informações, acesse o fonte original.

Com informações do Jornal Diário do Povo

Share this content:

Publicar comentário