GAC planeja produzir carros no Brasil até 2026 e investe R$ 7 bilhões
Com investimento de US$ 1,3 bilhão (R$ 7 bilhões) nos próximos cinco anos, a chinesa GAC (Guangzhou Automobile Group) começou há três meses a vender no Brasil cinco modelos de veículos, incluindo elétricos e híbridos. Os planos futuros incluem a fabricação no país, além de expandir sua presença e desenvolver tecnologias locais de eletrificação.
Produção doméstica na mira da GAC no Brasil
Segundo o CEO da GAC Brasil, Alex Zhou, a expectativa é iniciar a produção local até o quarto trimestre de 2026. Ele afirma que, embora atualmente a venda seja por importação, o objetivo é fabricar veículos brasileiros, incluindo modelos a combustão, a partir de 2026. Publicamente, a empresa discute a possibilidade de montar na fábrica da HPE Automotores, em Catalão, Goiás, mas ainda não há confirmação oficial sobre o local (leia ainda não confirmamos o local).
Estratégia de crescimento e inovação
A GAC, sediada em Guangzhou, é a sexta maior montadora da China e fabrica mais de 2 milhões de veículos por ano, incluindo joint ventures com Honda e Toyota. A companhia pretende aportar tecnologias avançadas ao Brasil e ampliar sua rede de pontos de venda de 83 para 120 unidades até o final de 2025, além de desenvolver tecnologias de carregamento mais rápidos e de infraestrutura para veículos elétricos.
Modelos e preços no Brasil
Na entrada do mercado brasileiro, a GAC oferece modelos com preços entre R$ 169.990 e R$ 299.990, incluindo elétricos, híbridos e a combustão. Zhou explica que a estratégia é oferecer uma variedade de modelos para atender diferentes perfis de consumidores, inclusive aqueles que utilizam veículos para trabalho, como motoristas de aplicativos e táxis, com preços competitivos que estejam na média de R$ 150 mil.
Perspectivas e desafios na eletrificação
A fim de fortalecer sua presença, a GAC busca estabelecer maior infraestrutura de carregamento no Brasil, propondo a instalação de carregadores mais potentes (até 60 kW) e a construção de centros de distribuição de peças para garantir assistência rápida e eficiente após a venda. Zhou também destaca a importância da regulamentação local, já dialogando com o Inmetro para criar padrões regulatórios específicos para veículos elétricos no país (mais detalhes aqui).
Exportação e atuação na América Latina
A GAC também planeja usar o Brasil como base de exportação para países do Mercosul e demais mercados latino-americanos, aproveitando as vantagens do tamanho do mercado brasileiro e as políticas verdes alinhadas às da China. Além disso, a empresa visa contribuir com o desenvolvimento econômico e tecnológico local, fortalecendo a relação entre os governos do Brasil e da China.
Compromisso com inovação e qualidade
Para atrair consumidores, a GAC aposta em veículos com design premiado, como o modelo Aion V, e sistemas inovadores, como compartimentos com temperatura controlada, bancos rebatíveis, bancos com massagem e sistemas de segurança avançados. Zhou reforça que a prioridade da companhia é oferecer veículos tecnológicos, seguros e acessíveis, com uma rede de assistência eficiente para garantir a satisfação do cliente.
Com o início da produção prevista para 2026 e forte foco na inovação, a GAC busca consolidar sua presença no Brasil, contribuindo para a transformação do setor automotivo e alinhando-se às políticas de eletrificação global, especialmente as estratégias do governo chinês para dominar o mercado de veículos elétricos (veja exemplos de inovação na China).
Para mais informações, acesse o fonte original.
Com informações do Jornal Diário do Povo
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