Gabriel Bortoleto, piloto de 20 anos, conquistou o título após garantir a segunda posição na prova de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, neste domingo (08).
Com a vantagem de 4,5 pontos no campeonato sobre Isack Hadjar antes da corrida, Bortoleto saía da segunda colocação na prova quando viu o seu adversário ter problemas logo na largada e ficar parado no grid. O brasileiro chegou a liderar a corrida enquanto o francês precisou retornar aos boxes para aí sim participar da corrida, ficando com uma volta de prejuízo.
Durante a corrida, Gabriel Bortoleto controlou bem a vantagem que tinha e não correu tantos riscos, mesmo quando passou a ocupar a 10ª colocação após sua parada para troca de pneus.
No fim, contando com uma boa ultrapassagem sobre Victor Martins, Bortoleto assumiu a segunda colocação e recebeu a bandeirada logo após o paraguaio Joshua Dürksen.
A CARREIRA DE GABRIEL BORTOLETO
Agora ostentando o posto de campeão da Fórmula 2, Gabriel Bortoleto dá sequência a uma carreira tão meteórica quanto vitoriosa. Natural de Osasco, em São Paulo, o piloto iniciou a carreira ainda aos seis anos correndo de kart e conquistando a categoria Open do Campeonato Brasileiro em sua segunda temporada.
Já na Europa, mas ainda correndo de kart, Gabriel Bortoleto chamou atenção ao ser vice-campeão na WSK Super Master Series, uma das principais categorias da modalidade. Pouco depois, o brasileiro assumiu um posto na Fórmula 4, correndo pela equipe Prema.
O piloto brasileiro ainda correu a Fórmula Regional Europeia (FRECA) em 2021 antes de ser anunciado como piloto da Trident para disputar e vencer a Fórmula 3 logo em sua primeira temporada na categoria.
Já na Fórmula 2, desta vez correndo pela Invicta Racing, Gabriel Bortoleto teve um início complicado de temporada, ainda buscando a melhor adaptação ao carro, mas essa dificuldade logo foi superada e o brasileiro passou a colecionar bons resultados, incluindo uma vitória histórica após largar da última posição em Monza.
Da Redação