O multi-instrumentista Filó Machado vai se apresentar nesta quarta-feira (28) no Festival de Teatro Lusófonos (FestLuso) a partir das 22h, no Espaço Cultural Casa de Soraya, zona leste de Teresina. O festival segue até sábado (31) com espetáculos gratuitos de companhias teatrais do Brasil, Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Angola e São Tomé e Príncipe.
Compositor, cantor, produtor e arranjador, Filó Machado, é uma referência na música brasileira e foi indicado ao Grammy Latin Jazz, recebendo o merecido título de “mestre da música”. O artista é de Ribeirão Preto e este ano completa 60 anos de carreira com 13 discos gravados, premiado como Melhor Autor/Compositor no Prêmio Profissionais da Música 2017.
Filó Machado já dividiu palco com Nina Simone e se apresentou ao lado de nomes como Gal Costa, Dori Caymmi, Cezar Camargo Mariano, Djavan, Romero Lubambo, entre outros.
Antes do show de Filó, a professora de literatura brasileira, critica, curadora de teatro, Soraya Martins, vai lançar o livro “Teatralidades-aquilombamento: várias formas de pensar-ser-estar em cena e no mundo” no Espaço Cultural Casa de Soraya.
Na quarta-feira, haverá também a estreia “Combustível”, espetáculo de produção luso-brasileira, produção do Grupo Harém de Teresina e do Teatro Extremo, faz a sua estreia; o espetácuo Confiando (Cofinado), Fio d’Azeite – Marionetas Chão de Oliva, de Sintra – Portugal; o espetáculo Projeto Bomba, do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes, de Teresina; e a peça “A Paixão de Pai José”, do Grupo Henrique Artes, de Luanda – Angola.
Pela manhã, no auditório da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) haverá uma conferência sobre os 100 anos de Amílcar Cabral, poeta, ativista político, personagem importante na luta pela independência de Cabo Verde, Angola e Guiné Bissau. Amílcar Cabral e o poeta Élio Ferreira são homenageados no FestLuso.
Para participar das apresentações do FestLuso Piauí, é necessário levar um quilo de alimento, que será doado ao Programa Mesa Brasil do Sesc. O 14º FestLuso tem patrocínio: Grupo Equatorial Energia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura – Governo Federal; Governo do Estado do Piauí / SECULT e Edital Totó Barbosa / Lei Paulo Gustavo. Apoio: Theatro 4 de Setembro. Realização: Navilouca Produções e Grupo Harém de Teatro.
PROGRAMAÇÃO DIA 28/08 – QUARTA-FEIRA
10h – Conferência: Almir Cabral e as Vozes do Sul Global (Profº. Abreu Paxe – Luanda-Angola_ – Auditório da UESPI
10h30 às 12h30 – Oficina: Corpos Femininos da Negrura, por Soraya Martins (Belo Horizonte-MG) – Memorial Esperança Garcia
18h – Espetáculo Combustível (Piauí – Portugal) – Sala Black Box – Sesc Cajuína
19h – Espetáculo Confiando (confinado) (Sintra-Portugal) – Teatro Sesc Cajuína
19h – Espetáculo Projeto Bomba (Teresina-PI) – Auditório da Biblioteca Pública Cromwell de Carvalho
20h30 – Espetáculo A Paixão de Pai José (Luanda-Angola) – Theatro 4 de Setembro
22h – Show Filó Machado (São Paulo) e lançamento livro de Soraya Martins- Espaço Casa de Soraya
Veja toda a programação no @festluso_oficial
Outras informações: (86) 99988-5050 / 99986-1545
Com informações da Ascom