Josenildo Melo - Foto: Reprodução

Fé, esperança e caridade?

Você já parou pra pensar o que seria do mundo sem estas três nobres qualidades. Quem tem fé, esperança e caridade ajuda há muitas pessoas a sobreviverem e até alguns a viverem. Existe muita diferença entre sobreviver e viver. Tem gente que vive tanto e de forma tão prazerosa que nunca experimentou, nem experimenta e jamais experimentará saber o que é simplesmente sobreviver. Isso é possível com Deus e sem Deus? A Sagrada Escritura diz que você nunca viu e nem verá um justo passar fome ou necessidades em qualquer ótica. E qual a razão? É um seguidor fiel de Cristo Jesus, Deus; e pra ele morrer por Cristo é até lucro. Mas quando o Senhor voltar ainda encontrará alguém justo na terra?

 Fé, esperança e caridade? São qualidades essenciais pra manter a mente sã. Mas o que é mesmo isso e o que significa? Fé é uma palavra que significa “confiança”, “crença”, “credibilidade”. A fé é um sentimento de total crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa. Ter fé implica uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança. Em algumas situações, como problemas emocionais ou físicos, ter fé significa ter esperança de que algo mudará positivamente, para melhor. A palavra fé tem origem no grego pistia, que indica a noção de “acreditar”. No Latim fides, remete à “fidelidade”. No contexto religioso, a fé é uma virtude daqueles que aceitam como verdade absoluta os princípios difundidos por sua religião. Ter fé em Deus é acreditar na sua existência e na sua onisciência. A fé é também sinônimo de religião ou culto. Por exemplo, quando falamos da fé cristã ou da fé islâmica. A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. (Hb 11:1). A fé é a primeira das três virtudes teologais!

 Fé, esperança e caridade? Sim, essas três virtudes produzem inúmeros benefícios. Por isso, ânimo, força, coragem. Tem uma lenda norte americana que enfatiza que certa vez satanás fez uma feira expositiva e colocou à venda todos os seus principais atributos; ciúmes, inveja, discórdias, desunião, rancor, raiva, medos e etc e tal. Em cada desses seus atributos tinha uma plaquinha com o valor do produtor à venda. Mas, tinha um item que não tinha nenhuma plaquinha e nem o seu valor. Advinha qual era? O desânimo! Então, um dos seus seguidores indagou: qual a razão e o motivo? Prontamente o diabo respondeu: este não tem preço e muito menos está à venda, pois é o atributo que mais faço uso. Através do desânimo é que os outros atributos podem ser de fato desencadeados!

 Sim, mas qual o significado de esperança? De acordo com a enciclopédia significados, Esperança é o substantivo que indica o ato de esperar alguma coisa, pode ser também um sinônimo de confiança. Ter esperança é acreditar que alguma coisa muito desejada vai acontecer. E a caridade? A caridade é a virtude de amar e ajudar o próximo sem esperar nada em troca! É uma forma de expressão fraternal e espiritual, baseada na compaixão e no amor a Deus. A caridade pode ser entendida como um ato humanitário, uma doação ou uma forma de viver a vida. Nos dias atuais é também usada pra promoção pessoal e coletiva? Não nos cabe fazer julgamentos. Somente Deus pode fazer isso! Certo mesmo é que sem fé, esperança e caridade tudo é possível? O ato de não crer em nada e nem acreditar em ninguém é algo extremamente perigoso! Fé, esperança e caridade traduzem bem o sentido da frase: buscai a Deus em primeiro lugar e tudo mais vos será acrescentado. Aqui tudo é “passageiro”. O ganho de anos proporciona de fato sabedoria?

Por Josenildo Melo

talvez você goste