Faturamento da indústria brasileira cresce 5,1% nos primeiros sete meses de 2025

O faturamento da indústria brasileira aumentou 5,1% nos primeiros sete meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024, segundo dados divulgados nesta terça-feira (9) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em julho de 2025, o crescimento foi de 0,4% em relação a junho, mas houve queda de 1,3% comparado ao mesmo mês do ano anterior.

Desempenho da indústria e mercado de trabalho

O emprego no setor industrial também apresentou resultados positivos, crescendo 2,3% de janeiro a julho, na comparação com o mesmo período de 2024. Em julho, houve alta de 0,2% em relação a junho e de 2,3% frente ao mesmo mês do ano passado. Segundo Larissa Nocko, especialista em Políticas e Indústria da CNI, “o mercado de trabalho se encontra bastante aquecido, com crescimento da ocupação e um ambiente de taxas de desemprego em mínimos históricos, o que gera uma pressão sobre os rendimentos dos trabalhadores”.

Utilização da capacidade instalada apresenta queda

Apesar do crescimento do faturamento, a utilização da capacidade instalada (UCI) voltou a recuar em julho, atingindo 78,2%, uma redução de 1,6 ponto percentual em relação ao mesmo mês de 2024. Desde abril de 2024, quando o índice chegou a 79,7%, o indicador tem uma trajetória de declínio contínuo. De acordo com a CNI, essa retração é causada principalmente por uma política monetária restritiva e juros elevados, que limitam o crédito e a demanda, impactando diretamente o ritmo da atividade industrial.

Perspectivas do setor industrial

Embora o cenário continue desafiador devido às altas taxas de juros, o aumento do faturamento demonstra a resiliência do setor, que busca manter o ritmo de crescimento mesmo diante de restrições financeiras. A manutenção de uma política monetária mais rígida deve continuar influenciando o ritmo das operações industriais nos próximos meses, segundo analistas do setor.

Para mais detalhes, confira a reportagem completa no site da Agência Brasil.

Com informações do Jornal Diário do Povo

Share this content:

Publicar comentário