EUA impõem tarifas a caminhões e ônibus em nova ofensiva protecionista

A partir deste sábado, caminhões de médio e grande porte e ônibus importados estarão sujeitos a tarifas nos Estados Unidos, como parte de uma estratégia protecionista do governo de Donald Trump. Algumas isenções se aplicam, mas a medida busca fortalecer a indústria local e reduzir o déficit comercial do país.

Tarifas e isenções para caminhões e ônibus

Os caminhões importados agora enfrentam uma tarifa de 25%, enquanto os ônibus terão uma sobretaxa de 10%. Segundo o Departamento do Comércio, essas tarifas fazem parte de uma política para apoiar a indústria automotiva nacional, que vem sendo alvo de medidas similares desde o início do mandato de Trump em janeiro.

Embora as novas tarifas não se apliquem integralmente aos caminhões do Canadá e do México, desde que atendam aos critérios do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (T-MEC), as peças não fabricadas nos Estados Unidos estarão sujeitas à tarifa de 25% futuramente. No momento, essas peças permanecem isentas enquanto o governo define a implementação da medida.

Objetivos e críticas às tarifas

Segundo o governo americano, a medida visa apoiar a indústria nacional, gerar receitas públicas e negociar condições preferenciais com os principais produtores internacionais. “Nosso objetivo é fortalecer a cadeia produtiva interna e renegociar acordos comerciais”, afirmou uma autoridade do Departamento do Comércio.

Entretanto, a American Trucking Associations, entidade que representa mais de 37 mil empresas de transporte, solicitou ao governo que desistisse dessas tarifas, argumentando que elas podem elevar os custos de transporte e prejudicar a competitividade do setor.

Impactos para o comércio com os vizinhos

A sobretaxa de 10% aplicada aos ônibus será integralmente cobrada em veículos de ambos os países vizinhos, Canadá e México, independentemente do status no T-MEC. Já para os caminhões, a isenção temporária de tarifas se mantém para algumas categorias, enquanto o Departamento do Comércio avalia a melhor forma de aplicar a regra.

Especialistas afirmam que a maioria dos caminhões importados pelos Estados Unidos provém de seus vizinhos, o que pode reduzir o impacto dessas tarifas no curto prazo. Ainda assim, há preocupação com possíveis represálias comerciais e aumento de custos para o setor de transporte.

Próximos passos e perspectivas

Segundo fontes oficiais, o governo ainda está definindo detalhes de como a tarifa de 25% será aplicada às peças importadas, e a medida deve passar por ajustes nas próximas semanas. A intenção é fortalecer a indústria doméstica sem prejudicar drasticamente os fluxos comerciais com Canadá e México.

Para mais informações, acesse o link da matéria.

Com informações do Jornal Diário do Povo

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