E o respeito ao pensar?

Ao pensar diferente? Quais as duas principais características que identificam os bons católicos? A unidade e o respeito! Sobretudo o respeito ao pensar diferente. Já perceberam que ultimamente diáconos e padres da igreja católica vem citando os protestantes e os evangélicos em suas homilias de forma depreciativa? E direta ou indiretamente. Excelentes Diáconos e Padres Católicos nunca fizeram isso! O que realmente está acontecendo? Da criação da diocese até mesmo à elevação à categoria de Arquidiocese não se via “ataques ou citações explícitas”. Do primeiro Arcebispo até Dom Celso José Pinto da Silva os evangélicos sempre foram tratados como irmãos. De Sérgio da Rocha ao eloquente e bom administrador Dom Jacinto a situação de convivência e respeito não somente melhorou mais foi acentuada. O que está acontecendo atualmente? Quem frequenta a Missa de “segunda a segunda” está percebendo coisas estranhas! Estão “incluindo nas homílias” palavras que podem conotar desespero ou mudança de linha “fraterna”? Será uma preparação aos aspectos defendidos por uma parte do clero que teima em continuar “norteando bispos e arcebispos”? Tem “movimentação” articulada?

E o respeito ao pensar? Ao pensar diferente! Quais as três principais características que identificam os bons católicos? Unidade, respeito e amor à sabedoria. O pensar diferente é um direito do ser humano e a liberdade religiosa preceito assegurado constitucionalmente. Católico que convive com as diferenças e que atuam no mundo acadêmico já temem até mesmo a excomunhão? Do jeito que a coisa anda está ficando temeroso. Não participar ativamente de outras religiões está escrito nos códigos internos da Madre Igreja, mas desrespeito a quem é de outras religiões não! Existem religiões que possuem Universidades, Centros Universitários, faculdades, hospitais e colégios de destaque e etc e tal. E mesmo as que não possuem algo além de templos merecem o respeito perante púlpitos. Prudência. Sabedoria. Juízo é algo essencial pro exercício de qualquer pessoa vocacionada e que representa uma instituição milenar. Alguns já se perguntam se “pautaram ideologicamente” o comandante da Igreja local pra sair a campo em defesa do indefensável? E o respeito ao pensar diferente? É século XXI (21) pessoal!

E o respeito ao pensar? Ao pensar diferente! Quais as quatro principais características que identificam os Bons Católicos? Unidade. Respeito. Sabedoria. Prudência. Que cada um cuide o seu rebanho! Possíveis “ataques públicos” às religiões dos outros é algo muito perigoso e que atinge o direito constitucional das pessoas. Mas o rebanho está diminuindo e é justamente por causa da atuação direta das outras religiões? Nosso excelente pároco costuma dizer uma inteligente frase: “como estamos perdendo aquilo que nunca foi nosso”? É um homem sábio e prudente. O bom católico pode ter alguns momentos de fraquezas, mas jamais de abandono definitivo. Somente os pragmáticos e que foram bem cuidados ficam pra onde foram buscar novos caminhos. Inclusive é bom que os Arcebispos saibam que existem religiões que nem gostam de adesões católicas! As grandes corporações antigas e evangélicas têm delas que fazem é questão de não criar clima propício pra adesão de católicos! Gostam mesmo é dos genuinamente protestantes, mas mesmo assim jamais dizem isso publicamente; é de forma “velada e obscura e que somente” eles (a cúpula deles) articulam. Nobres fiéis fiquem atentos às palavras dos seus Padres e Pastores. Jesus Cristo, Deus; pregou a paz!

Por Josenildo Melo

Share this content:

Publicar comentário