Desejando ganhar dinheiro?

E de uma forma que não dependa de ninguém? Que tal investir no Mercado Financeiro. Especialmente em ações. Mas tem um, porém, o mercado de Bolsa de Valores envolve riscos e paciência de Jó. Mas tudo na vida requer esforço. Estude um pouco as ações mais valorativas e mergulhe sem pressa de retorno. Com o tempo verás o quanto vale a pena. Os Estados Unidos da América é um país genuinamente empreendedor e uma das formas de “empreender” com garantias de retorno é investir em ações rentáveis e que possibilitam bons dividendos.

Você provavelmente já deve ter visto algo sobre as bolsas de valores e as tais ações, ou então ouve sobre elas com certa frequência nos jornais, mesmo que não seja um investidor ou alguém do mercado financeiro. Aliás, é comum ver o preço do dólar e também a cotação do IBOVESPA nos jornais de televisão, não é mesmo? Mas o que é esse índice? O que é uma bolsa de valores? De acordo com Fábio Pavan uma bolsa de valores é um ambiente d negociações financeiras. Nela, negociam-se ações, títulos de dívida, contratos futuros, commodities, entre outros. O que são ações? Uma ação, ou papel, é um pedaço de uma empresa. Logo, quem possui uma ação, é sócio de uma empresa, sendo chamado de acionista. As empresas com acionistas são chamadas de sociedades anônimas (S.A.) e elas podem ser de capital aberto ou de capital fechado. As ações de uma S.A. de capital fechado não são comercializadas em uma bolsa de valores. Já as ações de uma S.A. de capital aberto, são. As ações são comercializadas livremente nas bolsas de valores. Elas podem ser compradas da empresa que as emitiu ou de outros investidores. Ao comprar uma ação de uma empresa, o investidor dá a ela dinheiro, em troca de se tornar dono de um “pedaço” dela. Esse dinheiro pode ser usado para comprar equipamentos, pagar funcionários, fazer pesquisas, entre outras coisas. Existem dois tipos de ações na bolsa brasileira: as ordinárias e as preferenciais. Quem possui ações ordinárias tem direito a voto nas assembleias da empresa, em oposição às ações preferenciais, com as quais o investidor não tem direito a voto nas assembleias e recebe um dividendo maior, ou adiantado. Vale a pena!

Outro segredo não muito revelado pelos economistas é o como comprar ações? Existem hoje inúmeras corretoras. Inclusive os bancos on line possibilitam a facilidade de compra de ações através de suas corretoras (próprias). É seguro? O Banco Central é quem regulamenta o Mercado d Ações. Existem corretoras muito conhecidas e corretoras que adentraram ao mercado recentemente. Muitos aplicativos de bancos online disponibiliza carteira de ações e até mesmo indicam as ações mais valorizadas nos últimos doze (12) meses e as que pagaram melhores rendimentos através de dividendos. Mas precisa de muito dinheiro? A partir de cinquenta reais já se investe bem. Que tal investir em AÇÕES?

Por Josenildo Melo

Share this content:

Publicar comentário