Delta do Parnaíba, um pedacinho do paraíso no Piauí
O litoral Piauí, com uma extensão de 66 quilômetros, é pequeno para os padrões do restante do país. Mas o que faltou em território, sobram em belezas naturais, pois possui um único Delta das Américas, o Delta do Parnaíba, com suas ilhas que nos brindam com uma vegetação inexplorada .
O Delta do Parnaíba corresponde à sua foz, que é a parte final do rio, e está situado entre os estados do Maranhão e Piauí. A foz se abre em cinco braços, descortinando um total de 73 ilhas fluviais, que dão ao visitante uma paisagem extasiante com suas dunas, ilhotas e um mangue amplo, com sua fauna e flora de real destaque.
Ilhas
A Ilha Grande de Santa Isabel, a maior do arquipélago, está localizada nos municípios de Parnaíba e Ilha Grande, no Piauí, porta de acesso ao Delta, de onde saem as embarcações com os turistas, grande parte oriundos do Sul do país e também do exterior.

Já a Ilha das Canárias, a segunda maior de todas as ilhas, está localizada em Araioses, no Estado do Maranhão. A Ilha do Caju, que avulta a qualidade visual do Delta, está a 50km do município de Parnaíba, e é uma propriedade particular.

Como chegar
Para se chegar ao Delta, a partir de Teresina, tem-se de chegar primeiro a Parnaíba, s cerca de 300km da capital, Teresina. E na intenção de garantir aos visitantes acesso de qualidade aos portos que levam ao Delta, há toda uma infraestrutura hídrica, elétrica, de segurança e de total apoio às ações da iniciativa privada, atendendo suas demandas, onde são ofertadas hospedagem, alimentação e opções de lazer.
Trade turístico
São diversas empresas que operam as atividades no trade turístico no entorno do Delta do Rio Parnaíba. Agências de viagens são as mais procuradas na oferta de passeios marítimos, com embarcações que dispõem desde o translado até produtos da gastronomia local.

Da Redação
Fotos: Reprodução
Publicar comentário