Defesa Civil reforça ações de combate à seca no Piauí
A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) tem intensificado suas ações de combate à seca no Piauí. Dados da Secretaria Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) apontam que 100% do território piauiense foi atingido pela seca este ano.
A Defesa Civil firmou contratos para abastecimento de água potável para consumo humano nos municípios afetados pela seca.
“Em maio de 2025, a Secretaria de Defesa Civil lançou e publicou no Diário Oficial do Estado o edital de credenciamento para contratação de carros-pipa, com o objetivo de atender os municípios reconhecidos em situação de emergência. Desde então, a Sedec vem executando a Operação Carro Pipa, com a contratação dos pipeiros e o início dos trabalhos de abastecimento de água nas localidades afetadas. A operação conta com a autorização do Governador para utilização de recursos estaduais na ordem de R$ 6 milhões. Além disso, está em execução o valor de R$ 1,4 milhão em recursos federais para apoiar a execução da Operação Carro Pipa”, conta a gerente de Resposta da Defesa Civil, Yvana Dantas.
O Governo do Estado emitiu sucessivos decretos de emergência — o mais recente, publicado em abril deste ano, e atualmente abrange 126 municípios do Piauí, com reconhecimento pelo Governo Federal na Plataforma S2iD.
Medidas para garantir o abastecimento de água em localidades onde a estiagem compromete o acesso ao recurso mais básico para a vida, a água, estão sendo tomadas, como a perfuração de poços, a implantação de redes de distribuição e a recuperação e construção de barreiros e barragens em comunidades rurais.
Da Redação
Share this content:
Publicar comentário