Dados e tecnologia impulsionam transformação na economia da conveniência
A evolução tecnológica tem criado uma sociedade cada vez mais movida por dados, possibilitando novos modelos de negócio que antes seriam insustentáveis. Bruno Henriques, COO do iFood e CEO do iFood Pago, destaca que as empresas precisam usar a tecnologia e as informações para gerar valor social e econômico.
Inovações no setor de delivery e crédito
O iFood Pago utiliza dados de restaurantes para oferecer crédito e apoio aos empreendedores, atingindo R$ 2,8 bilhões em investimentos nos últimos dois anos. “Nosso objetivo é entender o atendimento e a satisfação do cliente, ajudando na expansão do ecossistema”, afirma Henriques.
Outra ferramenta é a Maquinona, que além de receber pagamentos, fornece dados aos restaurantes sobre seu desempenho e comportamento dos consumidores, facilitando a transformação digital do setor.
Logística e sustentabilidade na economia móvel
A gerente-geral do Uber Direct no Brasil, Ana Carparelli, observa que estamos vivendo a chamada Economia da Conveniência, onde tudo está a um clique, incluindo consumo e mobilidade. Ela reforça que o uso de dados otimiza a logística de entregas de última milha, oferecendo uma experiência sem fricções.
Ambas as empresas trabalham para aumentar a participação de veículos elétricos e bicicletas nas suas plataformas. O iFood projeta colocar 40 mil e-bikes na rua até 2027, facilitando o acesso a veículos sustentáveis para os entregadores.
Regulamentação e proteção social
Henriques e Carparelli defendem avanços na proteção social dos trabalhadores das plataformas, ressaltando que a legislação não deve restringir a flexibilidade do setor. Segundo pesquisa do Datafolha, 75% dos motoristas e entregadores preferem esse modelo por sua liberdade.
“Queremos ampliar direitos sem prejudicar a inovação e o crescimento econômico”, afirma Henriques. Carparelli reforça a necessidade de uma legislação que equilibre proteção e flexibilidade, garantindo segurança jurídica para os investimentos.
Perspectivas futuras
Especialistas apontam que a união de dados, tecnologia e sustentabilidade será fundamental para consolidar a economia da conveniência, promovendo um ambiente mais eficiente, socialmente responsável e inovador.
Com informações do Jornal Diário do Povo
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