A reunião mensal do Fórum Interinstitucional Permanente de Saúde do Estado do Piauí aconteceu na quarta-feira (11) no plenário do Conselho do CRM-PI. O fórum é presidido pelo CRM-PI e contou com a presença de várias instituições, que o compõem desde sua criação, em 2015. A reunião teve como pauta central “Transporte e regulação neonatal, materno-infantil e da gestação de alto risco”.
As discussões se deram em torno das centrais de regulação estadual e municipal para internação de pacientes, sejam gestantes, sejam recém-nascidos (RN), como forma de tentar resolver algumas falhas observadas no sistema, entre elas a demora da regulação para internação de pacientes graves. Também foi tratado do transporte inter-hospitalar de RN e estruturas de ambulâncias de suporte avançado.
Foi discutida uma forma de regularizar o problema das solicitações de transferências de pacientes, através da logística da Central de Regulação de Transporte de Teresina – CRT, bem como agilizar o serviço de ultrassom entre as maternidades municipais de Teresina.
Uma das sugestões apontadas foi a da Promotora de Justiça do Ministério Público Estadual, Drª Karla Carvalho, no sentido de que o CRM-PI solicite à gerência de regulação estadual informações dos perfis clínicos para transferência de pacientes, especialmente os de quadro grave para que se possa, posteriormente, cobrar do regulador casos de falhas em transferências, sejam gestantes em alto risco e/ou RN.
Ao final, foram apontados alguns encaminhamentos para a ata da reunião, que será analisada e assinada pelos membros participantes, entre eles treinamento neonatal nas maternidades e hospitais no Estado, aquisição de incubadora de transporte neonatal e maior integração entre as centrais de regulação, do Estado e municípios, com o SAMU.
Pelo CRM-PI participaram o presidente Dr. João Moura Fé, a secretária-geral Drª Aura Brandão, o vice-presidente, Dr. Raimundo Sá, e as conselheiras Drª Anenísia Andrade (proponente da pauta) e a Drª Lina Santos.
Participaram pelas instituições convidadas para discussão do tema: a diretora da Nova Maternidade D. Evangelina Rosa (NMDER), Drª Marcela Avelino; a superintendente multidisciplinar da Reabilitar, que faz a gestão da NMDER, Drª Liceana Pádua; a Drª Lívia Araújo, representando a Central de Regulação da FMS Teresina; o coordenador médico do SAMU Estadual, Dr. Thirso Muniz; representando a direção da FMS Teresina, Drª Aranucha Brito; a promotora de Justiça do MPPI, Drª Karla Carvalho; representando a Defensoria Pública do Piauí, o defensor Dr. José Tadeu Macedo Silveira; pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí – COSEMS-PI, Drª Andreia Cavalcante; pela Maternidade Wall Ferraz – CIAMCA, presentes a enfermeira Drª Beatriz Batista (Núcleo Interno de Regulação) e a Drª Márcia Pinheiro, coordenadora da UTI Neonatal e do UCINCO; e a diretora de Enfermagem do SAMU Teresina, Drª Wilziane Bezerra.