O Corpo de Bombeiros registrou de janeiro até o dia primeiro de dezembro deste ano 4.645 ocorrências. Destas, 1.174 foram relacionadas a incêndios florestais e 1.562 referentes a incêndios urbanos. No mesmo período, de janeiro a dezembro do ano passado, ao todo foram registradas 3.079 ocorrências, das quais 539 foram referentes a incêndios florestais e 809, incêndios urbanos.
Os dados foram registrados, pela Central do Comando Operacional de Bombeiros (COB).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, essas ocorrências refletem os registros de atendimento dos sete Grupamentos do CBMEPI espalhados pelo Piauí. Muitas dessas ocorrências variam de acordo com a temporada climática do nosso estado e são subdivididas em diversas categorias, que vão desde ações preventivas, resgate, salvamento, dentre outras.
“Vamos fechar o ano com cerca de mil e quinhentos atendimentos a mais do que no ano passado, e isso só foi possível com o compromisso e toda ajuda dos nossos militares do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí. Sem contar com o incremento tecnológico e outros vários benefícios do Governo do Estado, o que contribuiu bastante para que nosso tempo de resposta nas ocorrências tenha tido resultados positivos”, avalia o coronel José Arimatéia Rêgo, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar.
O aumento do efetivo em 2024 foi uma das melhorias mais significativas para a corporação e, consequentemente, para a população piauiense. Os 205 novos soldados já completaram um semestre na instituição, e já participaram de centenas de ocorrências geradas através das centrais 193 e 190.
“Satisfação é a sensação que eu tenho quando dedico boa parte do meu tempo, esforço e trabalho a esta instituição que tanto lutei para fazer parte. Seja nas demandas administrativas ou através das situações operacionais, a cada atividade vamos ganhando experiência e respeito. Quando a gente se entrega àquilo que amamos, isso acaba gerando o senso de pertencimento, o que me faz ter a certeza de que estou no lugar certo”, frisou o jovem soldado.
Atualmente, o CBMEPI registra suas ocorrências através do Sinesp CAD, a central de atendimento e despacho do Governo Federal. O sistema, que promove a integração entre todas as forças de segurança pública, traz mais agilidade e organização no despacho de ocorrências para os respectivos departamentos e setores responsáveis.
Teresina:
318 Ações preventivas
537 Resgates
441 Incêndios Florestais
1006 Incêndios Urbanos
Parnaíba
21 Ações preventivas
11 Resgates
21 Incêndios Florestais
05 Incêndios Urbanos
Picos:
27 Ações preventivas
33 Resgates
315 Incêndios Florestais
142 Incêndios Urbanos
Floriano
47 Ações preventivas
37 Resgates
91 Incêndios Florestais
298 Incêndios Urbanos
Piripiri
02 Ações preventivas
09 Resgates
11 Incêndios Florestais
11 Incêndios Urbanos
Oeiras
44 Ações preventivas
52 Resgates
221 Incêndios Florestais
72 Incêndios Urbanos
São Raimundo Nonato
14 Resgates
74 Incêndio Florestais
28 Incêndios Urbanos
O subcomandante geral dos Bombeiros Militares do Estado, coronel José Veloso, afirma que, tanto a implantação deste novo sistema quanto os novos equipamentos e novos soldados que serão chamados já partir de janeiro de 2025, trarão muito mais benefícios para a instituição e, principalmente, para a população.
“Se você acompanhar nossos canais de comunicação, vai ver que nossa equipe se prepara com o mesmo empenho que é chamada para resgatar um gatinho ou qualquer animal doméstico quanto para missões mais complexas, como combater incêndios florestais e impedir que o fogo ameace as comunidades rurais. Isso é uma equipe que se mantém motivada e muito bem capacitada para servir o próximo, seja como e onde for”, finaliza o subcomandante geral.
Da Redação