Conferência Internacional sobre energia no Piauí
Este evento internacional sobre energia realizado no Estado do Piauí nos dias 04 a 7 de junho de 2025 ficará marcado ineditamente na história do Piauí. Jamais acontecerá outro idêntico. Foi o primeiro no Piauí e também será o último. Exceto se o atual Governador do Piauí entender de fazer outro em outro momento. Justamente porque apenas o atual Chefe do Poder Executivo piauiense, governador Rafael Fonteles, terá a iniciativa e a coragem para realizar um encontro dessa magnitude e grandiosidade porque envolve um enorme dispêndio financeiro e um planejamento e coordenação, jamais vistas em um encontro desse tamanho no Piauí. E precisa ter a determinação de um Rafael Fonteles; e uma visão universal, além de uma capacidade extraordinária somente vistas em um homem público e um político, aliando-se a um gestor arrojado, e, consequentemente, decisivo para tomar uma decisão de fazer e convidar visitantes de todos os países existentes no Planeta.
À conferência sobre energia compareceram várias empresas do âmbito internacional e nacional e muitos farão bons investimentos para ampliar o mercado e atender melhor às áreas de atuação que está com dificuldade para atender à população com ações benéficas que resguardam o nosso mercado.
Presentes empresas e empreendedores representantes de vários países; Inclusive diversas já com grandes investimentos erguidos em solo piauiense e que deram o seu apoio ao evento; demonstrando, eles próprios, a capacidade do estado do Piauí de receber grandiosos investimentos em todos os setores da economia.
Além dos inúmeros empreendedores, a sociedade também esteve presente ao evento, comprovando e atestando a capacidade do Estado em receber grandes investimentos em áreas diversas da economia.
Muitos ficam duvidando do poder do Piauí receber esses grandes empreendedores e chegam a indagar se realmente este evento trará empresários para investir no Estado.
Mais para comprovar esta capacidade do Estado e o efeito das viagens internacionais do Governador e as conferências com a de energia, vou mencionar apenas Parnaíba que está recebendo dois extraordinários investimentos que impactam valores da ordem 167 bilhões de reais, sendo o da energia verde ou (hidrogênio) de 50 bilhões e os empresários chineses que farão um complexo industrial em energia alternativa da ordem 117 bilhões de reais também em Parnaíba.
Apenas esses dois projetos acima nominados justificaram as 13 ou 14 viagens internacionais do Chefe do Poder Executivo do Piauí, com delegações de empresários piauienses, quanto isso não vai impactar na economia do Estado, especialmente em Parnaíba e o nosso Porto Marítimo de Luís Correia se dependesse da minha opinião e/ou do meu voto, o Governador Rafael Fonteles continuará as suas benéficas viagens internacionais em prol do desenvolvimento do Piauí. Evidentemente que os benefícios dessas viagens são de longo prazo.
Magno Pires é membro da Academia Piauiense de Letras-APL, advogado da União (aposentado), Ex-Secretário de Administração do Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO, professor, jornalista e ex-advogado da Cia. Antárctica Paulista (hoje AMBEV) por 32 anos consecutivos, Diretor-geral do Instituto de Saneamento Básico do Estado do Piauí.
Share this content:
Publicar comentário