Concurso Nacional Unificado 2025: prova discursiva será em 7 de dezembro
O Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025 realizará a prova discursiva em 7 de dezembro, após a realização da prova objetiva neste domingo. Ao contrário da primeira edição, quando os candidatos fizeram duas provas no mesmo dia, desta vez o processo será em duas etapas, sendo uma fase eliminatória e outra de avaliação de títulos.
Horários e detalhes da prova discursiva do CNU 2025
A prova discursiva ocorrerá no dia 7 de dezembro, com início às 13h e encerramento às 16h para os cargos de nível superior. Os portões abrirão às 11h30 e fecharão às 12h30. Para os candidatos de nível intermediário, o exame será aplicado entre 13h e 15h, seguindo a mesma abertura e fechamento dos portões.
Para os cargos de nível superior, a avaliação consistirá em duas questões, respondidas em até 30 linhas cada, totalizando 45 pontos. Já para os candidatos ao nível intermediário, a prova será uma redação dissertativa-argumentativa, valendo até 30 pontos.
Critérios de seleções e novidades do CNU 2025
Um dos principais avanços desta edição foi a inclusão de uma regra de paridade de gênero, visando ampliar a participação feminina no serviço público. Após verificar um baixo percentual de mulheres aprovadas na primeira edição, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) decidiu adotar esse critério na seleção dos candidatos aptos a realizar a prova discursiva. Entenda como funciona a nova regra na segunda fase.
Para participar da fase discursiva, os candidatos deverão estar aprovados na objetiva e atender ao critério de paridade de gênero, que prioriza a participação de mulheres na etapa final do concurso.
Preparação e próximos passos
Os participantes já podem consultar suas notas na prova objetiva através da ferramenta do GLOBO. A divulgação dos gabaritos preliminares também foi realizada em 6 de outubro, e a imagem do cartão-resposta estará disponível a partir de 12 de novembro.
O calendário do concurso segue com a divulgação dos resultados preliminares das provas discursivas em 6 de janeiro de 2026 e a divulgação final em 30 de janeiro. A convocação para posse e cursos de formação está prevista para fevereiro de 2026.
Para mais informações, consulte a fonte oficial.
Com informações do Jornal Diário do Povo
Share this content:
Publicar comentário