Como consultar o gabarito preliminar da Polícia Federal hoje às 19h

ECONOMIA

Os candidatos que participaram do concurso público da Polícia Federal poderão consultar, a partir das 19 horas de hoje, o gabarito preliminar das provas objetivas. A iniciativa visa facilitar o acompanhamento do desempenho dos candidatos, que podem usar uma calculadora disponibilizada pelo GLOBO.

Ferramenta para simular pontuação na prova da Polícia Federal

Foi disponibilizada uma ferramenta interativa que permite simular a nota final para os cargos de escrivão, agente e papiloscopista da Polícia Federal. A calculadora pode ser acessada pelo link aqui ou, caso o embed não carregue, através do link direto.

Para usar a ferramenta, o candidato deve inserir os acertos e erros com base no gabarito extraoficial da prova. É importante destacar que questões não respondidas ou marcadas com as duas opções não alteram a pontuação final, que será a soma das questões corretamente respondidas e penalizadas pelos erros.

Entendendo como a nota da prova objetiva é calculada

As provas objetivas valem até 120 pontos e diferenciam-se pelo formato com apenas duas opções: CERTO (C) ou ERRADO (E). Cada resposta correta corresponde a um ponto positivo, enquanto uma resposta incorreta reduz a pontuação em um ponto, formando uma pontuação líquida. Questões sem resposta ou com ambas as alternativas marcadas recebem zero ponto.

Para ser aprovado, o candidato precisa atingir diferentes pontuações mínimas: 48 pontos na prova geral, além de pelo menos 10 pontos em conhecimentos básicos e 21 em conhecimentos específicos na prova de perito criminal. Para os cargos de escrivão, agente e papiloscopista, é necessário também alcançar pontos mínimos em cada bloco de conhecimentos, além do total de 48 pontos.

Calendário de divulgação e recursos

A consulta aos gabaritos preliminares inicia hoje, 29 de julho, e se estende até quinta-feira, 31 de julho. Os candidatos poderão solicitar recursos entre 30 e 31 de julho, após o que serão publicados os gabaritos oficiais finais em 1º de agosto. Os resultados finais da prova objetiva serão divulgados em 20 de agosto, enquanto os da discursiva, em 5 de setembro. O cronograma inclui ainda fases de exames físicos e convocação final.

Vagas, critérios e requisitos

O concurso oferece um total de 1.000 vagas para cargos que exigem nível superior, com salários de R$ 14.164,81 a R$ 26.800. As vagas estão distribuídas entre delegado, perito criminal, escrivão, agente de polícia e papiloscopista, com reserva de vagas para pessoas com deficiência (em torno de 5%) e pretas ou pardas (20%). A banca organizadora é o Cebraspe, responsável por organizar o certame.

Próximas etapas e validade do concurso

O prazo de validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado por mais um ano. Os candidatos aprovados serão convocados para provas de aptidão física, exames de títulos e outros procedimentos de seleção, conforme o cargo. A contratação será sob regime estatutário e a jornada de trabalho, de 40 horas semanais.

Para mais detalhes, acesse o fonte original.

Com informações do Jornal Diário do Povo

Share this content:

Publicar comentário