Cláudia Seabra toma posse como Procuradora-Geral de Justiça do Piauí

A procuradora de Justiça Cláudia Pessoa Marques da Rocha Seabra tomou posse, nesta sexta-feira, 11 de julho, como Procuradora-Geral de Justiça do Piauí. A cerimônia solene, realizada no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), na zona Sudeste de Teresina, marcou o início da gestão de Cláudia Seabra à frente do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) para o biênio 2025-2027.

A nova procuradora-geral assume a chefia do MPPI com a responsabilidade de representar a instituição judicial e extrajudicialmente, além de gerir a política institucional e a execução orçamentária do órgão. Também é atribuição do cargo propor ações contra agentes públicos com foro por prerrogativa de função perante o TJ-PI.

Cláudia Seabra destacou o compromisso ético e social do Ministério Público.

“Antes de tudo, ser Ministério Público é um chamado interior, uma vocação. É o sentimento profundo de inconformismo diante do que não é certo e do mal feito. […] Ser Ministério Público é a capacidade de sentir indignação genuína diante da criança que não tem creche, do idoso sem instituição de longa permanência, da mulher agredida, do cidadão que precisa de um medicamento que salva vidas, diante do corrupto que desvia recursos essenciais ao bem comum ou do criminoso sem punição”, asseverou.

A sessão foi oficialmente aberta pelo então procurador-geral de Justiça e presidente do Colégio de Procuradores, Cleandro Moura. Em seguida, a cantora lírica Gislene Daniele, acompanhada pelo Grupo de Câmara da Escola Estadual de Música “Posidônio Queiroz”, executou os hinos do Brasil e do Piauí. O Coral Vozes do Ministério Público interpretou o Hino do MPPI e a canção “Cajuína”, de Caetano Veloso.

Cleandro Moura e Cláudia Seabra


Autoridades presentes
A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas o governador do Piauí, Rafael Fonteles; o presidente da Assembleia Legislativa, Severo Eulálio; o desembargador Lirton Nogueira Santos, representando o presidente do TJ-PI; o secretário de Relações Institucionais do Gabinete do Procurador-Geral da República, Silvio Amorim, representando o procurador-geral de República, Paulo Gonet; a ouvidora nacional do Ministério Público, Ivana Cei; o presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), Georges Seigneur; o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes; a corregedora do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Lilian Martins, representando o presidente da Corte de Contas; Kennedy Barros, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, Têssio Torres; a defensora pública-geral do Piauí, Carla Yáscar Belchior; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Raimundo Júnior.


Da Redação

Share this content:

Publicar comentário