Bolsonaristas se reúnem na Paulista em ato promovido pelo ex-presidente

Manifestantes estão na avenida Paulista, em São Paulo, no início da tarde deste domingo (29), para participar de um ato chamado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em sua defesa diante do avanço do julgamento da trama golpista no STF (Supremo Tribunal Federal).

Apesar do clamor do núcleo mais próximo de Bolsonaro por um indulto ou anistia ao ex-presidente, o ato foi divulgado sob um mote mais genérico de “justiça já”, deixando em aberto o que pode ser reivindicado no palanque montado em frente ao Masp, onde os manifestantes começam a se aglomerar.

A expectativa da organização é de que os discursos foquem mais na figura do próprio Bolsonaro do que em defesa dos acusados nos ataques de 8 de Janeiro, diferentemente do ultimo ato no local, no dia 6 de abril. Recentemente, o ex-presidente chamou de “malucos” aqueles que pediam por intervenção militar após a sua derrota na eleição de 2022.

O ato é organizado pelo pastor Silas Malafaia e foi chamado por Bolsonaro e seu entorno.

Quatro governadores confirmaram presença: Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG), Cláudio Castro (PL-RJ) e Jorginho Mello (PL-SC). Os dois primeiros são vistos como possíveis presidenciáveis no próximo ano. Publicamente, o governador de São Paulo nega e se diz pré-candidato à reeleição no estado.

Filho mais velho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), também confirmado no ano, colocou o indulto como uma condição para o apoio do pai em 2026. Neste mês, em entrevista à Folha, ele declarou que o candidato deve brigar com o STF por isso, se necessário, incluindo até “o uso da força”.

O deputado Marco Feliciano (PL-SP) e o senador Marcos Rogério (PL-RO) são alguns dos aliados de Bolsonaro reunidos no Tivoli Mofarrej, hotel vizinho à avenida Paulista.

Feliciano disse torcer para “que o povo venha, que o povo não desista”, e a Paulista encha. “Nós temos razão de estar aqui, temos a questão do 8 de janeiro, da anistia, queremos o presidente Bolsonaro elegível em 2026.”

Da Redação

Share this content:

Publicar comentário