Black Friday: madrugada é período mais visado por golpistas, diz Serasa

A Serasa divulgou que, embora o pico de compras na Black Friday seja durante o dia, a madrugada é o período em que os consumidores estão mais vulneráveis a golpes. Segundo dados coletados em 2024, as tentativas de fraude aumentam nesse horário, representando 2% das transações, o dobro do registrado em outros períodos.

Risco elevado na madrugada durante a Black Friday

Na Black Friday do ano passado, as compras concentraram-se entre 10h e 23h, atingindo um pico entre 13h e 14h, com mais de 300 mil pedidos por hora. No entanto, na madrugada de 28 para 29 de novembro de 2024, a Serasa identificou uma menor quantidade de movimentos (65 mil por hora), mas com uma taxa de ataques de 2% às 3h da manhã.

De acordo com a análise, esses números demonstram que os fraudadores agem com “método e precisão”, antecipando-se ao pico das promoções para explorar distrações e brechas de segurança dos consumidores e do comércio virtual. Essas tentativas incluem diversas formas de golpes.

Principais golpes durante a Black Friday

Entre as fraudes mais comuns, estão:

  • Phishing, com criação de páginas falsas de lojas e ofertas atraentes;
  • Anúncios falsos na internet e redes sociais que direcionam para sites clonados;
  • Mensagens fraudulentas de confirmação de compras ou entregas enviadas por SMS, e-mail ou WhatsApp;
  • Troca de QR Code ou chave Pix no checkout para desviar pagamentos;
  • Criação de perfis falsos em marketplaces para coletar informações de clientes.

A análise da Serasa também revelou que, entre 28 de novembro e 1º de dezembro de 2024, cerca de 5,2 milhões de transações movimentaram R$ 3,5 bilhões em vendas. Contudo, os dados indicam a necessidade de precaução elevada, especialmente na madrugada.

Dicas para evitar golpes na Black Friday

Para fugir das fraudes, especialistas recomendam começar a comparação de preços antecipadamente e ficar atento a sinais de fraude, como URLs suspeitas, mensagens estranhas e solicitações de troca de dados pessoais. A Serasa reforça a importância de verificar a autenticidade das lojas e ofertas antes de finalizar compras.

O comportamento dos fraudadores mostra que eles aproveitam períodos de distração para aplicar golpes exatamente quando os consumidores menos esperam. Estar informado e cauteloso é o melhor modo de garantir uma Black Friday segura.

Com informações do Jornal Diário do Povo

Share this content:

Publicar comentário