Banco Central lança moeda comemorativa pelos 60 anos da instituição

O Banco Central do Brasil (BC) lançou nesta sexta-feira (25) uma moeda comemorativa pelos seus 60 anos de existência. Com valor de face de R$ 1, a moeda será distribuída na rede bancária e faz parte das ações de celebração à trajetória de seis décadas da instituição na economia brasileira.

Características e detalhes da moeda comemorativa

A nova moeda tem diâmetro de 27 mm, peso de 7 gramas e é feita de aço inoxidável (núcleo) com um anel de aço carbono revestido em bronze. O anverso apresenta o selo comemorativo dos 60 anos do BC, acompanhado da marca da instituição e linhas diagonais. O anel dourado inclui as legendas “Banco Central do Brasil” e “1965-2025”, enquanto o reverso é idêntico ao de uma moeda padrão de R$ 1 da segunda família, com borda serrilhada intermitente.

Significado histórico e trajetória do Banco Central

Embora a lei que criou o Banco Central tenha sido promulgada em 31 de dezembro de 1964, suas atividades começaram oficialmente em abril de 1965. Assim, em 2025, completaram-se 60 anos de atuação da autoridade monetária no país. Nos últimos anos, a instituição passou por mudanças importantes, como a autonomia formal conquistada em 2021 durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, com o objetivo de garantir independência de pressões políticas.

Principais funções e cenário atual do Banco Central

A principal missão do BC é manter a inflação sob controle, alinhada à meta fixada pelo Conselho Monetário Nacional, atualmente em 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Para atingir esse objetivo, o instituição utiliza a política monetária, ajustando taxas de juros — atualmente em 15% ao ano, o maior em 19 anos — e condições de liquidez na economia.

Segundo o Banco Central, a estabilidade dos preços é fundamental para preservar o valor do dinheiro e o poder de compra da moeda. Desde o início do ano, a inflação tem sido monitorada em torno da meta, e, caso se mantenha fora do intervalo de tolerância por seis meses consecutivos, o presidente do BC precisa comunicar oficialmente ao Ministério da Fazenda, como ocorreu neste mês.

Perspectivas futuras e 60 anos de história

O lançamento da moeda comemorativa reforça a importância da instituição na estabilidade econômica e financeira do país. A celebração dos 60 anos do BC marca também os avanços e desafios enfrentados ao longo de sua história, reforçando seu papel como guardião da política monetária e responsável pelo controle da inflação no Brasil.

Para saber mais detalhes sobre a moeda comemorativa, acesse a matéria completa na Fonte oficial.

Com informações do Jornal Diário do Povo

Share this content:

Publicar comentário