Arquidiocese de Teresina celebra Santa Missa pela eleição do Papa Leão XIV

A Arquidiocese de Teresina realizará nesta sexta-feira (9) a Santa Missa em Ação de Graças pela eleição do Papa Leão XIV. A celebração acontecerá às 17h na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores, com a participação do clero arquidiocesano e toda a comunidade de fé.

O momento é de grande júbilo também nesta Igreja Particular. A eleição do Papa Leão XIV reacende a fé e a esperança do povo de Deus, fortalecendo a unidade com a Sé de Pedro. Dom Juarez Marques, arcebispo metropolitano de Teresina, expressou sua alegria com a escolha do novo pontífice.

“Ouvimos com muita satisfação a tão esperada notícia: Habemus Papam! Por isso venho saudar com alegria a você que está nos acompanhando e dizer que estamos muito felizes com a eleição do Papa Leão XIV. Uma bênção para a Igreja. Agradecemos a Deus por esta grande dádiva”, externou.

Dom Juarez destacou o perfil missionário do novo Papa, que nasceu nos Estados Unidos, mas atuava pastoralmente no Peru, e pertence à ordem agostiniana. Segundo o arcebispo, Leão XIV tem muito a contribuir com a missão evangelizadora da Igreja e com a continuidade do trabalho realizado pelo Papa Francisco.

“É um Papa que chegou falando de paz — sua primeira palavra foi paz — o que é extremamente significativo neste momento de tantos conflitos. Ele fala sobre unidade, com o desejo de que todos sejam um, como o próprio Cristo pediu. É também alguém profundamente comprometido com a missão da Igreja”, completou.

Dom Juarez também fez uma referência histórica ao nome escolhido pelo novo pontífice, relacionando-o ao Papa Leão XIII, que foi um marco na Doutrina Social da Igreja no fim do século XIX.

“Leão XIII foi o Papa da Encíclica Rerum Novarum, iniciador da Doutrina Social da Igreja. O nome Leão, portanto, carrega esse simbolismo de coragem e compromisso social”, explicou.

Neste dia a comunidade é convidada a participar e rezar em comunhão com toda a Igreja universal: “Vamos agora também, na Santa Missa, dizer o nome do nosso Papa Leão XIV. Que o Senhor o confirme e nos confirme também como Santa Igreja de Deus”, concluiu Dom Juarez Marques.

Com informações da Ascom

Share this content:

Publicar comentário