A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizará, por meio da Comissão de Direitos Humanos, uma Audiência Pública para debater o sobre o aumento de homicídios entre jovens negros e pobres no estado. O momento, proposto pelo deputado Francisco Limma (PT), ocorrerá no dia 12 de dezembro, às 9h30, no Plenarinho.
De acordo com dados do Atlas da Violência, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em 27 de junho de 2024, em uma década, o Piauí registrou um aumento de 65,8% dos homicídios de jovens entre 15 e 29 anos. O número foi particularmente acentuado na capital Teresina, com a maioria das vítimas sendo de jovens negros, o que evidencia o caráter racial e social desse problema.
“Embora a segurança pública do nosso estado tenha demonstrado avanços em 2023, com a redução de homicídios pela primeira vez em quatro anos, o Piauí ainda enfrenta um cenário preocupante. Em 2022, o estado ocupou a liderança no aumento de homicídios no Brasil, com um crescimento de 47,9%, o maior do país. Por isso, atenção a essa problemática é importante, além do alinhamento de ações para que possamos, de fato, enfrentar esse cenário”, explica o deputado Limma.
A audiência atende a uma solicitação do Conselho Estadual dos Direitos da Juventude do Piauí (CEDJUV). O objetivo é identificar políticas públicas eficazes para a prevenção de homicídios e para a garantia de direitos fundamentais à juventude negra e pobre, promovendo um amplo debate sobre as causas e consequências dessa violência. O momento contará com a presença de autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil.
Com informações da Ascom