Agricultores franceses pressionam contra acordo UE-Mercosul

Em um comunicado conjunto, associações que representam diversos setores agrícolas na FrançaArguments afirmam que a assinatura do acordo entre a União Europeia e o Mercosul deve ser impedida. Segundo eles, Paris deveria recusar-se a ratificar o tratado e buscar a formação de uma coalizão com outros países da UE para cancelar a assinatura.

Protestos e turbulência política na França

Os protestos liderados pelos sindicatos rurais, que bloquearam cidades no ano passado em oposição às importações baratas, elevam as tensões na política francesa. Greves trabalhistas ameaçam paralisar setores estratégicos do país ainda neste mês, agravando uma crise política que pode levar à queda do governo.

Ainda mais resistência às cláusulas de salvaguarda

Os grupos agrícolas afirmaram nesta sexta-feira que as cláusulas de salvaguarda presentes no texto final do acordo são “apenas uma cortina de fumaça”, pois consideram que o processo de ativação dessas medidas é demasiado lento e complexo para oferecer uma proteção eficaz contra as importações do Mercosul.

Implicações do acordo para o setor agrícola francês

Os produtores defendem que o tratado não oferece segurança suficiente contra a entrada de produtos como carne, açúcar e grãos vindos de países do Mercosul. A pressão ocorre em meio a uma forte resistência política, com possíveis repercussões econômicas e sociais no país.

A oposição ao acordo reforça a instabilidade que envolve os debates internacionais sobre comércio e sustentabilidade agrícola na Europa.

Leia mais sobre o tema no Fonte original.

Com informações do Jornal Diário do Povo

Share this content:

Publicar comentário