Aeroporto de Teresina realiza ação de segurança em alusão aos 25 anos de acidente que marcou a aviação no mundo
O Aeroporto de Teresina, administrado pela Motiva, realizou na última quinta-feira ( 25) a tradicional caminhada “Caça F.O.D.” (Foreign Object Debris – Detritos de Objetos Estranhos). A atividade mobilizou colaboradores em uma varredura pela pista de pouso e áreas operacionais em busca de materiais que não pertencem ao ambiente aeroportuário e que podem colocar em risco a segurança das operações.
Nesta edição especial, a ação teve como tema “Unidos pelo Concorde – 25 anos contra o FOD”, em alusão ao acidente ocorrido em 2000 com o avião supersônico Concorde, considerado um dos marcos mais trágicos da aviação comercial. A queda da aeronave durante o processo de decolagem no Aeroporto Internacional Charles de Gaulle, em Paris, foi causada por um FOD, e desde então o episódio se tornou referência mundial para reforçar os cuidados preventivos.
Durante a caminhada, foram recolhidos diversos objetos, como fragmentos de plástico, etiquetas de bagagem, arames e pequenos pedriscos; materiais que, embora pareçam inofensivos, podem ser sugados pelos motores das aeronaves e causar danos.
“A ação é uma forma de reforçar nosso compromisso diário com a segurança operacional. Mais do que uma inspeção física, ela é um exercício de consciência situacional. O acidente com o Concorde nos lembra que nenhuma atenção é exagerada quando o assunto é segurança”, destaca Chirlayne Torres, gerente do Aeroporto de Teresina.
A “Caça F.O.D.” faz parte do calendário de segurança dos aeroportos administrados pela Motiva e reforça o envolvimento de toda a comunidade aeroportuária em práticas que asseguram voos cada vez mais seguros.

Sobre o Aeroporto de Teresina
Conecta o Piauí aos principais polos do país. Passou por uma ampla reforma em 2024, que modernizou o terminal e ampliou a capacidade de atendimento. Está sob administração da Motiva desde março de 2022.
Com informações da Ascom
Share this content:
Publicar comentário