Artigo – A ganância é apenas do Rei de Midas?

O Piauí nos últimos 25 anos se tornou uma verdadeira casta de Reis Midas? Certo mesmo é que o sofrimento do povo não importa; a cada dia, alguns que eram miseráveis ou pobres materialmente tornaram-se rico de uma formajamais vista na História do Mundo. Na mitologia grega, a ganância é representada pelo Rei Midas, da Frígia, que, ao receber a oportunidade de fazer qualquer pedido, escolheu que tudo o que tocasse virasse ouro, tornando-se ainda mais obcecado pelas riquezas. Ele não contava que, no entanto, a escolha de poder o impediria de viver, uma vez que até mesmo o seu próprio alimento seria transformado em ouro. De Acordo com Natalie Rosa a história do Rei Midas foi a inspiração para a criação da minissérie Os Favoritos de Midas, original da Espanha e que acaba de chegar ao catálogo da Netflix. Na verdade, a produção foi criada por Mateo Gil com base em um conto de mesmo nome do autor Jack London, norte-americano, publicado em 1901. A trama acompanha a vida do personagem Víctor Genovês, interpretado por Luis Tosar, um milionário que começa a ser misteriosamente extorquido.

Em meio aos seus questionamentos morais, a série traz também como cenário uma movimentação social chamada de Revolta Espanhola, que também parece estar ligada ao grupo criminoso, mostrando que tudo foi muito bem orquestrado e que conta com pessoas de poder na liderança. O grande debate da história da minissérie, que modernizou os acontecimentos do livro, é mostrar o quanto as pessoas se veem absorvidas pelo poder, possuindo quantias de dinheiro surreais para apenas uma pessoa, sem a intenção de abrir mão disso, mesmo que custe a morte de vidas inocentes. Os Reis Midas do Piauí são questionados moralmente por muitos morrerem de fome e de violências diariamente?

Certo mesmo é que estamos no mês de agosto; mês vocacional. No último dia 11 de agosto de 2023, a Arquidiocese de Teresina ganhou três novos Padres. Que benção. Sinal de que nem tudo é um verdadeiro caos (caldeirão de miséria). Sai ano e entra ano, sai governo e entra um novo governo e nada muda na vida dos piauienses; alguns se tornaram e tornam-se cada vez mais ricos a cada dia que passa e o “exército de miseráveis” a cada dia aumenta mais. Ontem mesmo, muitos presenciaram mais alguns ônibus saindo repleto de pessoas em direção ao Sul, Centro Oeste e Sudeste!

O povo Piauiense a cada dia vive mais cansado de apenas ficar com as sobras. Os que ainda viajam é por causa do cansaço e do sentimento de que não são porcos (pra se alimentarem das sobras) e pensam em conquistar um futuro melhor. Enquanto as viagens de quem devia cuidar no povo não cessam; o povo continua sentindo o peso da manutenção de muitos que vivem a viajar e nã trazerem nada de concreto ao povo piauiense. Peraí a ganância é apenas dos Reis Midas? A principal culpa é dos babões e assessores inescrupulosos que apenas “receitam viagens”! Desperta ó Piauí!

Por Josenildo Melo

talvez você goste