Melhores datas para tirar férias em 2026: veja como emendar feriados
Se você já começou a planejar as férias de 2026, boas notícias: o calendário do próximo ano oferece várias oportunidades para emendar feriados e aproveitar pausas prolongadas. Com uma estratégia adequada, é possível estender o descanso e aproveitar ao máximo os dias livres, sem comprometer suas férias ou o saldo de dias compensatórios.
Feriados estratégicos de 2026 para emendar férias
Nos sete feriados nacionais que cairão em segundas ou sextas-feiras, o aproveitamento fica facilitado, garantindo longos períodos de descanso com poucos dias de uso de férias ou folgas. Datas em terças e quintas também oferecem boas oportunidades para criar pontes e prolongar as pausas. Confira as principais combinações:
Carnaval — até 16 dias de descanso usando 10 dias de férias
De 18 a 27 de fevereiro, ao negociar férias nesse período, é possível emendar dois fins de semana e os dias de carnaval, totalizando até 16 dias de descanso com apenas 10 dias de férias. Apesar de ser ponto facultativo, muitas empresas liberam esses dias, e o período é ideal para viagens ou descanso prolongado.
Sexta-feira Santa — até 17 dias de descanso usando 12 dias de férias
De 6 a 17 de abril, ao usar 12 dias de férias, incluindo o feriado religioso, é possível garantir mais de duas semanas de folga, considerando os dois fins de semana ao redor.
Dia do Trabalhador — até 17 dias de descanso usando 12 dias de férias
Com o feriado de 1º de maio numa sexta-feira, emendar as férias de 4 a 15 de maio possibilita uma pausa de até 17 dias, incluindo finais de semana, em um período ideal para viagens ou descanso mais longo.
Independência do Brasil — até 16 dias usando 11 dias de férias
O feriado de 7 de setembro cai numa segunda-feira, e ao programar as férias de 8 a 18 de setembro, é possível criar uma folga de até 16 dias com apenas 11 dias de férias utilizados.
Nossa Senhora Aparecida até Finados — até 24 dias de descanso usando 18 dias de férias
De 13 a 30 de outubro, o feriado de 12 de outubro (segunda-feira) permite uma pausa extensa, que pode se estender até antes de 2 de novembro, aproveitando para viagens de maior duração ou descanso prolongado.
Finados + Consciência Negra — até 23 dias de descanso usando 17 dias de férias
O período de 31 de outubro a 22 de novembro oferece uma das combinações mais vantajosas do semestre, ao unir os feriados de 2 de novembro (domingo) e 20 de novembro (quinta-feira). Uma oportunidade para descansar quase três semanas.
Natal e Ano Novo — pausa prolongada no fim de ano
Seguindo a tradição, tanto o Natal quanto a Confraternização estão em sextas-feiras, permitindo criar um recesso prolongado no final do temporada de festas, especialmente se combinar férias e pontos facultativos.
Para facilitar seu planejamento, ao final da reportagem, você pode conferir o calendário completo com feriados e pontos facultativos de 2026. Antes de solicitar as férias, é fundamental lembrar das regras da CLT, como o período mínimo de descanso e limites na venda de dias de férias, além de respeitar o prazo para aviso prévio ao empregador.
Regras importantes para emendar férias e feriados
Posso emendar as férias com feriados ou fins de semana?
Sim, desde que as férias não comecem nos dois dias que antecedem feriados ou descanso semanal. Essa regra visa evitar que o trabalhador perca dias de férias ao coincidir com pausas já garantidas por lei, conforme explica o advogado trabalhista Bruno Okajima.
Quantas vezes posso dividir as férias?
As férias podem ser divididas em até três períodos, sendo que um deles deve ter no mínimo 14 dias corridos, e os demais, pelo menos 5 dias cada. O fracionamento depende do acordo com a empresa e de normas coletivas específicas.
Quem decide o período de férias?
O empregador escolhe o período, devendo comunicar o empregado com pelo menos 10 dias de antecedência, salvo exceções ou acordos específicos.
Posso cancelar ou alterar as férias marcadas?
Após a comunicação com aviso prévio de 30 dias, alterações ou cancelamentos só podem ocorrer com consenso entre as partes ou por necessidade do serviço. Mudanças unilaterais podem gerar questionamentos, sobretudo se comprometerem compromissos do trabalhador.
É permitido vender dias de férias?
Sim, até um terço do período, ou seja, até 10 dias de férias de 30, podem ser vendidos mediante solicitação até 15 dias antes do término do período aquisitivo. Essa venda é chamada de abono pecuniário, e o pagamento deve ser efetuado junto às férias.
Perdendo o direito às férias
O direito pode ser perdido em casos de mais de 32 faltas injustificadas ou em situações específicas como licença remunerada superior a 30 dias ou afastamento por mais de seis meses. Caso a empresa não conceda as férias no prazo legal, a legislação garante a conversão em pagamento em dobro.
Estagiários, temporários e PJ têm direito a férias?
Estagiários têm direito a um recesso de 30 dias após um ano. Trabalhadores PJ não têm direito a férias, pois são considerados autônomos, enquanto os temporários recebem férias proporcionais ao tempo trabalhado.
Com informações do Jornal Diário do Povo
Share this content:
Publicar comentário