Carros são o principal meio de transporte para trabalhadores brasileiros, aponta o Censo 2022
O Censo Demográfico 2022, divulgado nesta quinta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que o carro é o meio de transporte mais utilizado pelos trabalhadores brasileiros, com 32% do total, equivalente a 21,4 milhões de pessoas. Pela primeira vez, a pesquisa perguntou qual é o principal meio de transporte usado no trajeto, considerando o tempo passado nesse deslocamento.
Diferenças de transporte por segmento e região
Segundo os dados, entre os trabalhadores brancos, pardos, amarelos e indígenas, o carro lidera como principal meio de transporte. No entanto, entre os pretos, o ônibus é o mais utilizado, enquanto entre os indígenas, o trajeto a pé é mais comum. Regionalmente, Norte e Nordeste predominam o uso de motocicleta, com 28% e 26%, respectivamente. Já nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, o automóvel é o mais usado, com 32%, 45% e 43%, respectivamente.
“A prevalência do automóvel reflete uma opção histórica, com a expansão das rodovias e a preferência pelo carro como meio de integração das cidades brasileiras”, explica Mauro Sérgio Pinheiro dos Santos de Souza, analista do IBGE. Ele ressalta, entretanto, o descompasso entre a oferta de transporte público e o crescimento urbano, que dificulta a mobilidade nas cidades.
Tempo de deslocamento e impactos na rotina
O levantamento mostra que mais da metade dos trabalhadores leva até meia hora para chegar ao local de trabalho. Entre os dados, 31% (22 milhões) levam de 15 a 30 minutos, enquanto 20% (14 milhões) gastam entre 30 minutos e uma hora no trajeto. Apenas 1% se deslocam por mais de duas horas.
Na cidade de São Paulo, por exemplo, o engavetamento envolvendo quatro veículos na Rodovia Ayrton Senna causou congestionamento de 24 km, ilustrando questões de mobilidade que afetam a rotina diária de milhares de brasileiros.
Com informações do Jornal Diário do Povo
Share this content:
Publicar comentário