É #FAKE que foi detectado metanol em lotes de café

Uma publicação nas redes sociais afirma que lotes de café no Brasil estariam contaminados com metanol, uma substância altamente tóxica. No entanto, a informação é falsa, confirmaram órgãos oficiais e especialistas em checagem de fatos nesta quarta-feira (8).

Desmascarando a alegação de contaminação de café por metanol

O conteúdo viral mostra um vídeo criado com inteligência artificial (IA), que simula uma declaração da jornalista Renata Vasconcellos, do Jornal Nacional, alertando sobre uma suposta contaminação de cafés com metanol em todo o país. As imagens, no entanto, exibem sinais típicos de conteúdos gerados por IA, como textos e rótulos falsificados.

O vídeo afirma ainda que há uma grave situação de saúde pública devido à presença de metanol em lotes de café, uma 주장 que se espalhou principalmente por plataformas como TikTok e WhatsApp.

Por que a informação é falsa?

Em resposta às alegações, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) declarou que não há qualquer registro recente ou histórico de contaminação de lotes de café por metanol no Brasil. Segundo o órgão, o café, produto de origem vegetal, passa por rigorosos controles de qualidade e processos industriais que não incluem solventes ou substâncias químicas dessa natureza.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também reforçou que não há nenhuma denúncia oficial relacionada à contaminação de bebidas alcoólicas, café em pó ou leite por metanol. Além disso, o Ministério da Saúde informou que, até o momento, nenhuma intoxicação por metanol foi registrada após consumo dessas bebidas ou alimentos.

Análise técnica confirma a falsidade do vídeo

A equipe do jornalismo do Fato ou Fake utilizou a ferramenta Hiya Deepfake Voice Detector para analisar o áudio do vídeo viral. O resultado indicou uma alta probabilidade de o conteúdo ser um deepfake, uma manipulação por inteligência artificial. A pontuação obtida foi de apenas 3 em uma escala de 0 a 100, denotando a não autenticidade do áudio.

Além disso, a própria equipe do Jornal Nacional confirmou que o vídeo apresentado não passa de uma montagem e não há qualquer evidência de contaminação de café por metanol no Brasil.

Contexto e perigos das fake news sobre saúde

Apesar da grave preocupação causada por casos recentes de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas, com pelo menos cinco mortes confirmadas em São Paulo, não há ligação com a produção de café ou alimentos não alcoólicos. A circulação de informações falsas pode gerar pânico e prejudicar a confiança na segurança alimentícia, além de causar danos econômicos aos setores envolvidos.

Recomendações às informações falsas

Autoridades reforçam a importância de verificar a procedência de informações antes de compartilhá-las. O Ministério da Agricultura, a Anvisa e o Ministério da Saúde alertam que nenhuma agência recebeu notificações ou denúncias concretas relacionadas à contaminação de café ou bebidas não alcoólicas por metanol no Brasil.

Para acessar a matéria completa e evitar disseminação de notícias falsas, acesse o Fonte oficial.

Com informações do Jornal Diário do Povo

Share this content:

Publicar comentário