Mubadala avança na privatização da Zamp com compra de ações
A Mubadala Capital, controladora da Zamp, aproveitou a valorização recente e adquiriu nesta semana mais de dois terços das ações em circulação da companhia, visando seu fechamento de capital. A operação ocorreu após oito anos da abertura de capital da empresa, em 2017.
Compra significativa e regras para fechamento de capital
Foram adquiridas 22,8 milhões de ações a R$ 3,50, totalizando 332,5 milhões de reais sob controle, o equivalente a 79,27% do capital social da empresa. A oferta será liquidada em 22 de setembro, conforme regras definidas pela B3. Para consolidar o fechamento de capital, a operação precisa atingir pelo menos 66% do capital em circulação.
Mudanças na classificação e impacto na captação de recursos
Com essa aquisição, a Zamp deve ser classificada como uma empresa de categoria B, que pode emitir apenas títulos de dívidas para captar recursos, ao contrário da categoria A, que permite emissão de ações. Ainda, a estratégia visa aumentar a autonomia financeira da companhia, atualmente controlada por investidores institucionais.
Desempenho da ação e valorização recente
Desde a estreia na bolsa em dezembro de 2017, as ações da Zamp registraram uma desvalorização de 80,2%. Entretanto, até setembro de 2025, o papel apresentou uma valorização de 54,8% na sua faixa de preço, atingindo R$ 3,50. A atual movimentação de compra reforça o interesse de controladores em consolidar a empresa no mercado.
Perspectivas futuras
A medianamente promissora valorização das ações e o movimento de fechamento de capital indicam uma possível reorganização da estrutura de financiamento da Zamp. Analistas avaliam que a estratégia pode ampliar o foco na gestão de títulos de dívida, fortalecendo a estabilidade financeira da companhia em longo prazo.
Para saber mais detalhes sobre a operação de privatização da Zamp, acesse a matéria completa no Globo.
Com informações do Jornal Diário do Povo
Share this content:
Publicar comentário