Edinho Silva, candidato do Lula, é eleito presidente do PT

O ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, foi eleito, nesta segunda-feira, presidente nacional do PT. A apuração ainda não foi concluída, mas a vantagem de 73,48% dos 342,2 mil votos contabilizados permite cravar sua vitória, segundo o atual presidente da legenda, senador Humberto Costa (PE). Na parcial, o deputado Rui Falcão aparece em segundo lugar, com 11,15% dos votos, seguido por Romênio Pereira, com 11,06%, e Valter Pomar, com 4,3%.

A eleição de Edinho ocorre mesmo sem a votação em Minas Gerais, terceiro maior colégio eleitoral do partido. O diretório mineiro teve o pleito adiado após uma disputa judicial entre as chapas e irá às urnas no próximo domingo. Também falta apurar votos de outros estados, como Pernambuco, Bahia, Paraná e Rio de Janeiro. A previsão é de que mais de 400 mil filiados petistas participem do processo.

— Quero fazer um agradecimento público à confiança do presidente Lula, que me empenharei todos os dias para honrá-la. Meu trabalho será pela união do PT — afirmou.

Ele também ressaltou o compromisso com a reeleição de Lula em 2026, a luta contra o “fascismo” e defendeu a construção de um campo democrático amplo em torno da candidatura do presidente. Outro desafio elencado pelo novo dirigente é a necessidade de melhorar a comunicação do partido e reformular o programa interno.

Da Redação

Share this content:

Publicar comentário