Foto: Reprodução

Artigo – Quem é Madam Secretary?

Você já morou nos Estados Unidos da América ou passou uma temporada estudando por lá? Madam Secretary é uma série de TV norte- americana transmitida originalmente pela CBS. A história acompanha a vida pessoal e profissional da Secretária de Estado, Elizabeth McCord, um brilhante analista da CIA que virou professora universitária, mas que retorna a Washington (DC), como um favor ao presidente, a quem ela considera um amigo. Embora ele valorize a franqueza de Elizabeth e como ela lida co confiança o trabalho em seus próprios termos, essas qualidades nem sempre são apreciadas, especialmente por outros membros da equipe da Casa Branca. É assim que funciona os States?

Nem sempre. Deve ser uma confusão conviver com ideais diferenciados? Por um lado, os retrógados e por outro cabeças pensantes antenadas com o mundo moderno e contemporâneo. Que confusão? Deve ser por este motivo que em sete meses de governo nada funciona a contento? Somente se preocupam em punir o antecessor? É hora de trabalhar mostrarem a que vieram e nada de somente produzir o mais do mesmo. Sim, mas onde adentra o Madame Secretary? No aspecto perigoso de tentar ludibriar os norte-americanos? Nossos amigos não acreditam nisso; o grosso do partido pensa em implantação do Socialismo e do Comunismo. Norte americanos irão investi dinheiro pra financiar futuros inimigos? Certo mesmo é que a TV aberta brasileira precisa sair do marasmo e começar a transmitir algo mais relevante aos brasileiros e piauienses. No geral, estes últimos geralmente estudiosos mesmo que ao seu modo pragmático de apenas evoluir no serviço público. É a verdade!

Pra setores dos Estados Unidos da América (meu nobre país) que nutro admiração e me espelha; investir dinheiro aqui seria preciso muito mais do que meras visitas. É necessária uma mudança cultural sobre como gerir os recursos públicos. Os homens e mulheres que regem a política norte americana são altamente honestos e possuem uma verdadeira aversão à não transparência e gerência de recursos públicos. Sabe a única percepção que terão? Encontraram uma pessoa culta e sábia, mas com certeza estão a se perguntar; ele não tem nenhum controle do seu partido a nível nacional. É um visionário atuando em deserto árido. As agências de inteligência norte americanas sabem que é apenas blefe o vislumbramento do estreitar de relações? Tem dúvidas?

Alguém consegue ao menos falar o inglês fluentemente nestas equipes? Conhecem por dentro e por fora a cultura norte americana? Pra compreender um bom americano no mínimo 200 (duzentos livros) sobre eles e sua história precisam ser lidos. Vislumbrar o nosso Estados Unidos da América apenas via séries não é nenhuma garantia de atrativo de investimentos. O momento requer TRABALHO e menos “aspecto teatral”.

Por Josenildo Melo

talvez você goste